E lá veio mais um vírus chinês. É o quinto em 20 anos. E este ao que parece, irá fazer mais estragos, tanto pela importância econômica da própria China, como também pela capilaridade da doença.
EDUARDO MIELKE*
Mesmo que aquele país esteja do outro lado do mundo, e que o número de casos aqui no Brasil seja infinitamente menor (até agora), a epidemia vem em um momento que tudo parecia estar dando certo para o Turismo brasileiro…Um baita dilema. Mas, isso também nos dá uma grande oportunidade. Só não vê quem não quer….
Ah! Mas, antes de mais nada, se esta é a sua primeira vez, seja bem vindo ao Blog Gestão & Política de Turismo no Município. Nosso objetivo é ajudar gestores públicos e técnicos para colocar sua Cidade no Mapa do Mercado Turístico e de Eventos. Se já acessou outros textos, obrigado mais uma vez pela confiança. Se gostou, compartilhe e curta. Toda semana tem um novo texto.
Se você não sabia, os dois fatores que mais prejudicam o Brasil como destino internacional são nesta ordem: insegurança (falo de não ser assaltado, e não de ficar doente, ok!?) e preços. Pois é, mas agora veja. De um lado temos o dólar acima de R$ 4,40, com previsão de encerrar o ano a R$ 4,15. Tudo isso deixa o Brasil numa posição confortável na medida em que torna-se mais barato para o turista estrangeiro. E do outro, temos os índices de criminalidade que estão baixando. E mesmo que os efeitos das políticas de segurança sejam menos perceptíveis no dia-a-dia, no longo prazo, a sensação de estarmos mais seguros tende a ser melhor.
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Em suma, teríamos um cenário de reconstrução, e por que não, crescimento substancial em 2020. Mas, entre Guedes e Moro tem o COVID-19. Os números pipocam todos os dias, pois também ninguém sabe onde isso vai parar. De acordo com a IATA, em seu último relatório, a previsão (até agora) é de perdas globais na ordem de 5%, algo como U$ 30bi. Já uma das maiores empresas de Cruzeiros contatada pelo Blog afirma que tudo voltará ao normal em meados de Maio, com a chegada do verão no hemisfério norte. Em contrapartida, importantes eventos estão sendo cancelados ou adiados. Os jogos Olímpicos no Japão podem começar só no final do ano …
E este cenário não ajuda. Em outras palavras, os resultados das chegadas
Sem dilema!! Já passou da hora de nós mergulharmos de cabeça no fortalecimento do turismo das Grandes Cidades e seus bairros, trazendo diretrizes de organização e promoção
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Obrigado pela confiança.
Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Desde 2004, meu trabalho é ajudar você que é gestor Público ou representa uma associação de turismo ou COMTUR. Os textos são para auxiliar/orientar também, aqueles Governos que buscam usar de forma mais inteligente os recursos disponíveis através da cooperação. O que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.
EDUARDO MIELKE – POLÍTICA E GESTÃO DO TURISMO
Eduardo é doutor em Turismo pela Universidade de Málaga (Esp) e especializou-se em Política e Gestão do Turismo para Municípios se tornando referência no assunto. Atualmente trabalha para o Governo Saudita na Universidade do Rei Abdulaziz onde gerencia o escritório de pesquisa aplicada e negócios turísticos. Escreve para o DIÁRIO DO TURISMO desde 2018 e em seu blog www.politicadeturismo.blog.