REDAÇÃO do DIÁRIO
Durante o 23º Salão Paranaense de Turismo realizado entre 16 e 18 de março em Curitiba, o DIÁRIO conversou com Elizabeth Schmidt, secretária de turismo de Ponta Grossa.
A secretária, que participava de um encontro entre os secretários de turismo do estado do Paraná, adiantou ao DT que seu município recebe, em média, 68 mil turistas por ano, e que segundo ela, ainda é pouco.
Veja também as mais lidas do DT
No entanto, segundo ela, o Parque Estadual de Vila Velha vai estar até o final deste mês com gestão turística feita diretamente pela cidade de Ponta Grossa. “Vila Velha é um ícone dos Campos Gerais. Nossa gestão será a primeira depois de muitos anos”
Tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Paraná na década de 60, o Parque Estadual é o principal atrativo turístico de Ponta Grossa, abrigando uma fauna variada: lobos-guará (já raros), jaguatiricas, quatis, gatos-do-mato, cachorros-do-mato, iraras, furão, catetos, veados, tatus, pica-paus, pombas, perdizes, tamanduás-bandeira e mirins, diversos tipos de aves, entre outros.
Até então, a responsabilidade administrativa do parque é do IAP (Instituto Ambiental do Paraná).
Turistas
Quando questionada sobre os turistas que visitam o município, Elizabeth disse receber um público variado, com brasileiros, paranaenses e até estrangeiros. “Esse número precisa aumentar muito. Para promover isso, iniciamos um trabalho para alavancar a Vila Velha e a cidade como um todo, já que nossas belezas naturais são diversas”, concluiu.
Eleição
Elizabeth Schimidt falou do Encontro Estadual de secretários de turismo do Paraná do qual participou e destacou que foi eleita presidente da Fundação Municipal do Turismo (Fumtur). “Isso colocará os assuntos específicos do turismo em pauta, o que é essencial para uma gestão nova como a nossa ter um bom início.”