Segmentos cultural, religioso e ecoturismo serão destaque na BTL 2017. O objetivo é ampliar a oferta de produtos para além dos tradicionais destinos Sol e Praia, bem conhecidos no mercado português.
Redação do DIÁRIO com agências
Mais uma feira internacional com a presença do Brasil. A Embratur reforça, entre 15 e 19 de março, a promoção d diversidade turística brasileira em uma das maiores feiras internacionais do setor, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), em Portugal. O objetivo é ampliar a oferta de produtos para além dos tradicionais destinos Sol e Praia, bem conhecidos no mercado português.
“O nosso patrimônio cultural faz do Brasil um destino muito procurado pela culinária, artesanato, música, dança e festas populares, como o Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas; o Carnaval e o São João, festividades promovidas em diversas regiões do Brasil”, afirma Vinicius Lummertz, presidente da Embratur. Na lista de produtos apresentados, estarão as tradicionais cidades barrocas mineiras e baianas, a exemplo de Ouro Preto, Mariana e Congonhas do Campo (MG); além das festas religiosas, como o Círio de Nazaré, em Belém (PA) e a Lavagem do Bonfim, em Salvador (BA).
O ecoturismo também está no stande da Embratur. “A Organização das Nações Unidas declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável. Nesse contexto, não poderíamos deixar de promover destinos que contribuem efetivamente com a preservação do meio ambiente, a valorização da cultura brasileira e o desenvolvimento do Brasil”, destacou Lummertz.
Presença portuguesa
Em 2015, último dado oficial disponível, o Brasil recebeu 162.305 portugueses, conforme dados do Anuário Estatístico de Turismo do Ministério do Turismo, número que coloca Portugal entre os dez maiores países emissores de turistas para o mercado brasileiro. Este ano, a organização da BTL estima que o público deverá ultrapassar os 75 mil visitantes do ano passado.