A 36ª edição do Encatho & Exprotel 2025 superou as expectativas e reforçou sua posição como o principal encontro do turismo e da hotelaria no Sul do Brasil. Durante três dias, o evento atraiu 4.612 visitantes, vindos de 269 cidades, 15 estados e 4 países. Com mais de 200 marcas expositoras, dezenas de palestras, painéis e encontros institucionais, o CentroSul se transformou em um grande ponto de conexões entre profissionais, empresas, entidades e gestores públicos, impulsionando também muitos negócios.
REDAÇÃO DO DIÁRIO
Na abertura, a diretora-presidente da ABIH-SC (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina), Margot Rosenbrock, agradeceu à diretoria, equipe, expositores, ao Governo do Estado e ao trade turístico pelo apoio e parcerias que tornaram o evento possível. “Tenho que agradecer a nossa equipe, pois ela torna esse evento uma realidade. Além disso, o evento ocorre pela força da entidade ABIH-SC junto com as demais entidades”, afirmou. A hoteleira também abordou temas relevantes para o setor. “Para o turismo é importante que a hotelaria esteja bem. O Perse não pode ser o único momento de união do setor”, alertou, mencionando pleitos que aguardam regulamentação em Brasília.
O presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, se despediu do cargo após quatro mandatos consecutivos. “É uma honra estar aqui em Santa Catarina por dez anos consecutivos. A ABIH Nacional só é forte, porque temos ABIHs regionais fortes. O Encatho tornou-se referência não só em Santa Catarina, mas para todo o turismo do Brasil. Juntos, com determinação e espírito colaborativo, podemos construir um país mais forte, onde o turismo seja um vetor de transformação econômica”, declarou.

Representando o governador Jorginho Mello, a secretária de Estado de Turismo, Catiane Seif, destacou o protagonismo do setor na atual gestão e valorizou a importância do evento. “O Encatho é um marco para conectar o Estado com o Turismo e a hotelaria. O governo do Estado tem se comprometido a trabalhar de forma incansável para que nossa Santa Catarina seja reconhecida como um dos principais destinos do país, não só como lazer. Queremos vencer a sazonalidade para que vocês, hoteleiros, consigam prosperar ainda mais, diante de vocês reafirmo meu compromisso com o setor, estamos juntos”, ressaltou.
Com uma programação equilibrada entre conteúdo técnico e oportunidades comerciais, a edição 2025 promoveu discussões sobre tecnologia, experiência do hóspede, revenue management, sustentabilidade, neuroarquitetura e gestão de destinos. A Exprotel, feira de produtos e serviços para hotelaria, também foi destaque ao promover negócios e reunir fornecedores e compradores em busca de soluções inovadoras. Mais de 200 marcas participaram da feira, distribuídas em cerca de 90 estandes.
Ao todo, foram realizados mais de 38 eventos — incluindo palestras, painéis, simpósios, assembleias e encontros — durante os dois dias, das 8h às 18h.
O encerramento teve clima festivo, com a apresentação contagiante da Embaixada Copa Lord, tradicional escola de samba de Florianópolis. O grupo contou com 15 ritmistas, quatro baianas, um casal de mestre-sala e porta-bandeira e duas harmonia, e animou o público com o samba-enredo “Ontem e Amanhã: Tempo nos Traços de Assis”, que garantiu à escola o segundo lugar no Carnaval de Florianópolis 2025.
Para Margot Rosenbrock, o evento vai além da programação. “É um espaço vivo, onde o conhecimento circula, os negócios acontecem e as relações se fortalecem. Ver esse ecossistema unido é a certeza de que estamos no caminho certo, contribuindo de forma concreta para o desenvolvimento do turismo e da hotelaria de Santa Catarina e do Brasil”.
“O balanço final reforça que a hospitalidade catarinense segue sendo referência, e o convite está feito: que venham os próximos encontros e conexões. Nos vemos em 2026!”, finaliza Margot.