(Edição do DT com agências)
O Chief Executive Board (CEB) da Star Alliance reuniu-se esta semana para a revisão anual do panorama da indústria da aviação. No encontro de Chicago, sediado pelo membro fundador United, os diretores executivos das empresas aéreas membros da Star Alliance reavaliaram o desenvolvimento da rede, avanços em tecnologia e projetos aeroportuários individuais concluídos em 2015, e definiram a agenda para o próximo ano.
A rede de rotas foi expandida em julho com a afiliação da Avianca Brasil, adicionando 15 destinos ao mapa de rotas global da Aliança e garantindo a conectividade doméstica no maior país e economia da América Latina. Ao mesmo tempo, muitas companhias da Star Alliance lançaram novas rotas de longa distância ao longo do ano.
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A continuidade desta expansão de rotas já está definida para o próximo ano. Como exemplo, a United vai iniciar operações em Auckland, a Lufthansa servirá a Cidade do Panamá, a Singapore Airlines lançará voos para Düsseldorf e a Scandinavian Airlines adicionará um serviço em Los Angeles.
O CEB também aprovou o novo modelo Conectando Parceiros, pelo qual o alcance da rede da aliança será ampliado para conectar rotas servidas por companhias aéreas “low cost” ou híbridas. A companhia aérea Mango, da South African, será a primeira a introduzir o novo conceito durante o terceiro trimestre de 2016.
A aliança mantém conversações com aeroportos em todo o mundo para convencê-los do valor de fazer das alianças parceiras durante as fases iniciais de planejamento de novos aeroportos e terminais.
2015 também viu a ampliação dos benefícios do Star Alliance Gold, com a criação de faixas de segurança dedicadas sob a marca Gold Track.
Nos últimos anos, a aliança também tem investido no lounge com a marca da Star Alliance. Novos lounges foram abertos em Buenos Aires, Los Angeles e São Paulo, enquanto a unidade existente no Terminal 1 Charles de Gaulle, em Paris, foi completamente reformada.
Em resumo, os CEOs acordaram que a Star Alliance vai continuar a ampliar sua rede global, otimizando a conectividade com o objetivo de agregar mais valor à rede e introduzir o modelo Conectando Parceiros. A aliança prosseguirá em sua estratégia de incorporar as mais novas tecnologias de front e back-office para apoiar seu negócio.