Museu do Ouro, em Bogotá, guarda múmia ainda com cérebro

Continua depois da publicidade

As aproximadamente oito mil peças que estão expostas no Museu do Ouro, em Bogotá, fundado em 1939, são apenas uma parte mínima do patrimônio que a Colômbia abriga nos depósitos deste local repleto de tesouros que nunca viram a luz e entre os quais destacam-se múmias conservadas com perfeição.

“O interessante dos depósitos é que cada vez que você abre uma gaveta encontra algo diferente. É muito difícil conhecer toda a coleção aqui”, comentou o arqueólogo Juan Pablo Quintero, que trabalha para o museu há quase seis anos.

A coleção completa do Museu do Ouro, propriedade do Banco da República da Colômbia e que, além de Bogotá, tem outras seis delegações no país, tem um total de 54 mil peças de pedra, ouro, cerâmica, madeira e tecido. Desse número, uma grande parte está guardada em dois depósitos, denominados abóbadas.

Veja também as mais lidas do DT

Na sala das cerâmicas, criada em 2004, 15 mil objetos – todos que não tem elementos de ouro – impecavelmente organizados pelo tipo de material e a data de chegada estão distribuídos em armários, que se movimentam por trilhos e que são classificados geograficamente.

Em um dos lados desta sala se encontra uma espécie de sarcófago de polietileno, feito sob medida e com respiradores, com várias múmias, a maioria nunca exposta ao público.

“Esta ainda tem o cérebro. Conseguimos descobrir porque fizemos tomografias recentemente”, explicou Quintero ao falar da menina de 13 anos mumificada em posição fetal e que veio acompanhada com um copo de cerâmica e 40 tunjos (figuras antropomorfas) de cobre.

O bom estado de conservação da jovem múmia, que chegou ao museu nos anos 80, levantou a suspeita de que pudesse se tratar de um sacrifício humano, já que a menina conserva o cabelo preto intacto, assim como os dedos das minúsculas mãos.

A antropóloga Ana María González, também funcionária do museu, declarou que a mumificação variava conforme o lugar. Segundo ela, o processo dos egípcios é diferente do feito na cultura pré-hispânica.

Apesar de ninguém poder ficar muito tempo nos depósitos, frequentemente o lugar recebe os “mamos”, líderes espirituais de comunidades indígenas, que realizam festas, fazem oferendas e rituais, chamados de “limpas”, nas salas das exposições abertas ao público e nos estoques, pois as coleções “também pertencem a eles”, destacou Ana María.

Por outro lado, na abóbada de peças de ouro, cujo acesso é ainda mais restrito, há “pelo menos 25 mil” e de diferentes ligas de metais.

Segundo Ana María, a informação que existe sobre a coleção “é pouca”, e, por isso o museu se diz aberto a receber todos os pesquisadores de disciplinas afins para apresentarem suas ideias e estudos com o propósito de esclarecer os mistérios que ainda se encerram no interior de suas gavetas.

“Aqui, tem coisa para se pesquisar durante centenas de anos”, concluiu Ana María. (EFE)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade