REDAÇÃO
Com uma palestra dinâmica, didática e carregada de subjetividade, o jornalista e escritor Paulo Atzingen apresentou o seu “Em Busca da Realidade Mágica fazendo Jornalismo Literário”, na ultima quinta-feira (23), durante o Encontro Internacional de Jornalismo de Turismo que aconteceu em Salvador, Bahia.
“Passamos muito tempo de nossas vidas correndo atrás de pautas alheias e esquecemos de criar as nossas próprias. Essas sim, têm a ver conosco, com a nossa história de vida, nossa essência de jornalistas e, sobretudo jornalistas de turismo”; provocou Atzingen no início da palestra.
Veja também as mais lidas do DT
Atzingen fez a ponte entre o jornalismo literário e o gênero Realismo Mágico e citou alguns autores como Alejo Carpentier, Gabriel Garcia Márquez e os brasileiros Dias Gomes e João Guimarães Rosa. “Para chegar próximo a esses nomes é preciso dar o primeiro passo, no dia-a-dia e sair do lugar comum do lead. Produzir textos mais com a alma e menos com o bolso, utilizar sim, as técnicas de jornalismo, mas amarrá-las ao nosso histórico de vida”, disse o escritor.
Após fazer um paralelo entre o jornalismo e o jornalismo literário e ler uma de suas últimas crônicas “Por que Escrevo?“, Paulo Atzingen lançou seu livro Em Busca da Realidade Mágica, seu quarto livro de crônicas. Cerca de 60 colegas, jornalistas, editores e repórteres que trabalham em publicações nacionais ganharam o autógrafo do autor.
As próximas palestras de Atzingen ocorrem na Adventure Sport Fair, em outubro e no Festival de Turismo de Gramado, em novembro.