A quase 100 quilômetros de Santiago, capital do Chile, está a Vinícola Matetic, uma das mais conceituadas do país e agora um expoente do enoturismo.
Situada em meio a bucólicos e estonteantes cenários montanhosos e aos vinhedos do Vale do Rosário, ela promete experiências únicas para os visitantes amantes de vinhos.
De acordo com a comunicação da vinícola, os interessados encontrarão uma nova programação.
Veja também as mais lidas do DT
Tour guiado e gastronomia
O novo tour por dentro da vinícola chilena começa no charmoso Empório da Matetic. Além de servir refeições rápidas, o espaço vende vinhos, artesanatos, acessórios e produtos gastronômicos gourmet.
Na companhia de um guia bilíngue, o grupo de participantes é convidado a explorar a região e conhecer mais a respeito do terroir local e dos processos de agricultura orgânica e biodinâmica da vinícola.
A experiência também inclui um passeio pelos parreirais – a Matetic tem mais de 139 hectares de vinhedos – e uma visita a um pequeno museu. Ali, é possível ver barris usados na produção das bebidas e observar maquinários antigos.
Os visitantes também podem aproveitar a ocasião para ir ao Restaurante Equilibrio, que fica dentro da propriedade da vinícola e conta com menu variado composto por carnes, peixes, frutos do mar e opções vegetarianas.
Menu degustação
Quando o tour se aproxima do fim, o grupo retorna ao Empório para uma degustação. O pacote inclui tábua de queijos individual e quatro taças de vinho.
Duas delas são da linha Corralillo, que tem rótulos produzidos com oito tipos de uvas, incluindo opções como riesling, gewürztraminer e carménère. As outras são da linha premium Equilibrio, que se destaca com estruturas mais complexas e explora os sabores das uvas chardonnay, pinot noir, sauvignon blanc e syrah.
O passeio dura aproximadamente 1h30min e pode ser realizado às 10h30 ou às 14h30. Ele está disponível tanto para quem vai à Matetic para passar o dia como para os hóspedes do La Casona, que fica dentro da propriedade da vinícola.
Hotel integrado completa a experiência do enoturismo
Projetado em um casarão colonial de 1900, o hotel tem 10 acomodações amplas, ambientes luxuosos, sala de jogos, sala de estar com lareira e piscina ao ar livre.
O empreendimento é uma ótima opção para explorar a região sem pressa, com tempo para conhecer as atrações da Matetic e para fazer trilhas e passeios de bicicleta.
Prêmio por práticas sustentáveis
Neste mês de novembro, a Vinícola Matetic faturou dois prêmios no renomado concurso Great Wine Capitals.
O primeiro a condecorou pelo hotel com as melhores práticas de sustentabilidade da região de Valparaíso e do Vale de Casablanca.
E o segundo prêmio, da categoria Ouro Internacional, diz respeito às capitais do vinho mais importantes do mundo.
Segundo a Vinícola Matetic, seus processos são 100% orgânicos e biodinâmicos. Ou seja, preza pelo equilíbrio da natureza como um todo – a integração do ecossistema.
Além disso, o local não utiliza agrotóxicos, fertilizantes ou então conservantes químicos. Tudo isso fortalece a biodiversidade, os ciclos biológicos e a atividade biológica dos solos.
Confira também:
Podcast do DT: Guilherme Paulus e os investimentos em enoturismo
REDAÇÃO DO DT (CS) com agências.