Entrevista: Alex Bonareti, diretor geral do Skyglass Canela

Continua depois da publicidade

Do final de 2022 para cá, a Serra Gaúcha tem sido um dos focos para os investimentos em Turismo por parte do governo federal. Mais de 4 milhões de reais foram aplicados em cidades do Rio Grande do Sul, das quais muitas estão situadas na região montanhosa e mais fria do estado.

Canela, por exemplo, é um dos municípios da Serra Gaúcha mais completos em termos de equipamentos e atrativos turísticos, como o Skyglass, que abriga diversas atrações em meio ao cenário encantador do Vale da Ferradura. A principal: uma plataforma de aço e vidro oferecendo uma vista de tirar o fôlego a 360 metros de altura.

Em entrevista ao DIÁRIO, Alex Bonareti, diretor geral do Skyglass Canela, ressaltou os diferenciais e as surpresas que a empresa reserva para os turistas ainda este ano. Acompanhe!

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO – Quais as novidades do Skyglass Canela para 2023?

Alex Bonareti: Recentemente, anunciamos o lançamento do Programa Educação Ambiental para estudantes das redes pública e privada. O projeto levará os jovens a um passeio pelo Skyglass com um especialista que compartilhará informações sobre a conscientização e a preservação da natureza de forma prática e didática, além de abordar a importância dos atrativos turísticos sustentáveis e atividades da comunidade.

Durante a visita, os estudantes farão uma pequena caminhada, terão contato de forma segura com o meio natural e receberão informações sobre a fauna e flora que vivem nessa área de mata nativa, além de terem a oportunidade de visitar e conhecer os processos de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), observando a transformação dos efluentes em água límpida para reúso, um dos recursos hídricos de extrema importância para o próprio parque. O guia mostrará as imagens dos animais típicos da região, e as árvores e plantas ameaçadas de extinção, com explicações da necessidade de preservar e monitorar o meio ambiente.

E as novidades não param por aí. A visita continuará no Memorial do Ferro de Passar, que reúne um incrível acervo, com mais de 520 exemplares. Os alunos poderão ver a evolução do uso deste utensílio ao longo da evolução da história da humanidade, desde a descoberta dos tecidos até os dias atuais.

DIÁRIO – Pode adiantar se o parque terá novas atrações para os turistas?

Alex: Neste ano abrimos as portas para receber eventos sociais, como casamentos e festas privativas de pequeno porte, além de encontros corporativos.

Normalmente, encerramos o atendimento ao público às 18h. Após esse período é possível iniciar o evento de maneira privativa. Porém, quem deseja apreciar ainda mais a beleza da região com as ações vespertinas, o deck do pôr do sol e a área do heliponto poderão ser locados e segregados para atender aos encontros durante o dia, unindo a beleza da paisagem iluminada com uma experiência inesquecível para os convidados. O deck do pôr do sol, um dos espaços mais requisitados, conta com 200 m², 16 mesas, 10 bancos com 15 mesinhas de apoio e comporta 110 pessoas sentadas.

Nós também temos parceiros na área de gastronomia e bebidas, como drinks, vinhos e chopp. Além disso, os restaurantes disponibilizam serviços de alimentos finger foods (pequenas porções individuais). Para atender às festas e cardápios mais elaborados, é permitido trazer um serviço de buffet externo, servido somente após as 19h. O espaço permite a realização de eventos com o funcionamento das principais atrações do parque.

Com o foco em aprimorar o lado aventureiro de seu público, o atrativo apresenta duas outras formas de experiências junto à natureza. O visitante pode caminhar por cima do vidro e admirar uma vista inesquecível ou, para quem ama adrenalina e aventura, oferecemos a experiência do “Abusado”, um passeio de monotrilho suspenso com 10 lugares a 360 metros de altura sobre o nível do Rio Caí.

Vale lembrar que temos localização privilegiada, distante a 17 km da área central de Canela e 22 km de Gramado, com acesso rápido por estrada com asfalto até a porta, possuímos estacionamento privativo com toda a segurança.

Vista para o Skyglass Canela (foto: divulgação)
Vista para o Skyglass Canela (foto: divulgação)

DIÁRIO – Qual a expectativa de turistas para esse ano?

Alex: Entre janeiro e dezembro de 2022, a plataforma bateu recorde histórico e recebeu 380 mil visitantes, o que representa crescimento de 20% na quantidade registrada em 2021.

Para 2023, o Skyglass Canela espera o aumento de 3% a 5% no número de visitantes em comparação com 2022.

Estamos trabalhando com grupos de excursões e estudantes, nichos que podem complementar e superar as expectativas. Com todas as novidades que entregamos no primeiro semestre, vale ressaltar que a temporada de inverno atrairá um público considerável para a Serra Gaúcha e boa parte visitará o Skyglass Canela. A nossa meta do ano é fechar com mais de 400 mil visitantes.

DIÁRIO – O Skyglass Canela também participa de várias feiras de turismo para divulgar o atrativo para o público B2B. Além dessa, que outras estratégias vocês adotam para divulgação junto ao trade e ao público final?

Alex: Nós já participamos da 45ª Abav TravelSP, em Águas de Lindóia (SP), 37ª Feira de Negócios Turísticos da União Gaúcha dos Operadores e Representantes de Turismo (UGART), junto ao estado do Rio Grande do Sul, e BNT Mercosul, em Balneário Camboriú, além de Workshops em Manaus, Goiânia e Belo Horizonte. E pensando na nossa região, confirmamos a presença no Festuris Gramado, nos dias 9 a 12 de novembro (quinta-feira a domingo). Vale ressaltar que sempre recebemos com muito carinho os agentes de viagens e famtours; só nesse quadrimestre de 2023 já recebemos aproximadamente 115 agentes de viagens.

A nossa ideia é estar mais próximo desses profissionais e mostrar para o consumidor final que oferecemos experiências inusitadas no contato com a natureza. A Serra Gaúcha tem atraído um número crescente de visitantes e pontos turísticos como o nosso, que é um ícone mundial, promove uma atividade de adrenalina contemplativa aliado a um destino encantador, que proporciona boas oportunidades de negócios.

Durante a capacitação, o Skyglass Canela destacou-se como uma das novidades da região, inclusive por conta de sua localização: o atrativo está situado em um dos cânions mais espetaculares de Canela, no Vale da Ferradura (Crédito: divulgação)
O atrativo está situado em um dos cânions mais espetaculares de Canela, no Vale da Ferradura (Crédito: divulgação)

DIÁRIO – Qual o seu convite para quem ainda não visitou o Skyglass Canela?

Alex: Na primeira oportunidade, venha visitar a Serra Gaúcha, coloque na agenda e conheça o Skyglass Canela. Convido a sentir a verdadeira adrenalina contemplativa, caminhar sobre o vidro, testar seus limites e se encantar com a beleza do vale. Não deixe de encarar a aventura e sentir toda a emoção de flutuar com o Abusado, uma espécie de monotrilho com cadeiras suspensas e que proporciona uma volta de 2,5 minutos a 3 km pendurado na plataforma. E tudo isso a 360 metros de altura!

Além dessas duas atrações, contamos com o Memorial do Ferro de Passar, que, de maneira didática, explica toda a história deste utensílio doméstico e sua evolução durante os séculos. O ambiente tem exemplares históricos, proporcionando momentos de conhecimento e memórias afetivas. É realmente um museu de primeiro mundo.

O parque ainda conta com praça de alimentação, espaços para descanso e playground, além de áreas instagramáveis e um lindo deck de frente para o vale, onde as pessoas podem curtir e apreciar a natureza, tomando um café ou um vinho.

Funcionamos das 9h às 18h e contamos com as atrações acima, além de loja de souvenirs, playground, lanchonetes e estacionamento. Em meio a araucárias, pássaros, animais silvestres e uma paisagem sem igual, o empreendimento nasceu com os compromissos de preservar a natureza e contribuir com o monitoramento da fauna.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade