Castelo Saint Andrews apresenta cardápio inovador com produtos da Serra Gaúcha

Continua depois da publicidade

Sob a ‘batuta’ do chef Fernando Becker, os hóspedes do Castelo Saint Andrews, único hotel Exclusive House do Brasil, localizado em Gramado (RS) podem conferir uma culinária inovadora a partir de ingredientes produzidos por agricultores da região serrana gaúcha

Após temporada de estudos no Instituto de Culinária Suíça do SEG – Swiss Education Group, situado na cidade de Montreaus, nos Alpes Suíços, o chef Fernando Becker despertou, ainda mais, para o movimento de valorização da cultura local e dos produtores agrícolas da região, amplamente praticada naquela localidade europeia.

A partir desses conhecimentos, ele propõe novidades para o cardápio do Castelo Saint Andrews. Segundo Becker, a cozinha do hotel de luxo passou por grandes reformas para melhorar o ambiente de trabalho e de servir.

Veja também as mais lidas do DT

“O cardápio está na reta final de desenvolvimento, alguns pratos permanecerão, entretanto, outros, que imprimem um conceito mais elaborado e detalhado, virão para fazer parte desse novo momento. Nesse Menu pensei muito nos sabores e me apeguei aos detalhes”, conceitua o chef.

Chef Fernando Becker (Crédito: Divulgação)
Chef Fernando Becker (Crédito: Divulgação)

As novidades

No conjunto do que está sendo renovado no menu, Fernando adianta algumas das novidades: pato, farinha de uarini, queijos locais e importados, chorizo, batatas em várias texturas. Além disso, as louças para levar o alimento à mesa também estão de cara nova.

Becker ressalta que uma prioridade do hotel é valorizar ingredientes da Serra Gaúcha. “Estaremos trabalhando com insumos regionais como o pinhão, butiá, aipim, bergamota, nozes e cogumelos da serra gaúcha, presentes em nossos menus personalizados e harmonizados. Eu e minha equipe extrairemos o melhor de cada produto, trazendo originalidade e sabor para cada item do cardápio”.

A temporada de inverno se aproxima e o Chef do Saint Adrews adianta que as baixas temperaturas estimulam o consumo, por exemplo, do fondue preparado com ingredientes selecionados. “Na Suíça aprendi muitas técnicas e uma delas foi o fondue suisse, no qual ingredientes e insumos são pensados e trabalhados para se extrair o melhor dessa experiência incrível”, salienta.

Castelo Saint Andrews terá novidades no cardápio (Crédito: Cristiano Carniel)
Castelo Saint Andrews terá novidades no cardápio (Crédito: Cristiano Carniel)

Sustentabilidade

A sustentabilidade também está presente na proposta de conciliar o estímulo à
economia local – no consumo de itens regionais, com o sabor. “Buscamos sempre valorizar o insumo local, observando a questão sustentável do pequeno produtor, que se permite plantar e colher insumos frescos e sem agrotóxicos”, acentua o Chef Fernando. Segundo ele, a meta é valorizar ingredientes orgânicos e com mínimo impacto ambiental possível.

E contextualiza: “a experiência que obtive na Suíça foi justamente a da conscientização para o novo; para a gastronomia ‘farm to table’. A versão do ingrediente mais fresco e
original, com técnica, porém tentando minimizar a agressão ao meio ambiente, trazendo a parte mais nobre e preciosa do alimento para a mesa”,

Cozinha autoral no Castelo Saint Andrews

O Castelo Saint Andrews trabalha com eventos de Menus Harmonizados, divulgados com seis meses de antecedência. O café da manhã e o chá da tarde já passaram por modificações no decorrer do ano.

“O hóspede poderá se identificar neste processo da gastronomia como um todo. Desde o
recebimento do cliente à mesa pelo garçom, até a solicitação do prato, técnica, sabor, aroma e ingredientes utilizados. Tudo preparado para que a experiência seja inesquecível. Queremos ir além de somente servir, buscamos memórias e lembranças para que esse momento se eternize”, explica o chef Fernando.

Castelo Saint Andrews terá novidades no cardápio (Crédito: Cristiano Carniel)
Cardápio do hotel valoriza produtos locais (Crédito: Cristiano Carniel)

Com a vista do Vale do Quilombo, em Gramado, o Castelo Saint Andrews proporciona serviços diferenciados e personalizados. Entre os destaques estão o restaurante Primrose, nome que remete a uma flor típica da Escócia, que transforma os lindos campos verdes em infinitos jardins floridos. Com cozinha majoritariamente franco-italiana, o local sedia diversos festivais temáticos ao longo de todo o ano, o restaurante já ganhou prêmios nacionais e internacionais. A culinária do chef Fernando Becker está associada a sabores
inusitados, com criações harmoniosas, temáticas e diversificadas.

Também ganham espaço as safras raríssimas de vinhos e champagnes, em parceria com as melhores marcas mundiais. Esses encontros gastronômicos proporcionam vivências exclusivas, seja pela cozinha contemporânea de alto padrão harmonizada com as bebidas recomendadas por sommelier, seja por seu aspecto romântico e intimista.

Outro ponto alto é a adega ampla e climatizada do hotel. O espaço concentra rótulos do Brasil e do mundo. O Terroir Wine Experience já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, incluindo o Wine Spectator, pela sua diversidade e qualidade.

CONFIRA TAMBÉM:

Podcast do DT: O potencial do enoturismo, por Evandro Segato, sommelier e sócio do Terroir Wine Experience

EDIÇÃO DO DT com agências.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade