REDAÇÃO DO DIÁRIO
A Bancorbrás atua nos segmentos de Consórcio, Seguro e Turismo e está sediada em Brasília, no Distrito Federal. Em visita à capital do Brasil, o editor do DT, jornalista Paulo Atzingen, conversou com Carlos Eduardo Pereira, diretor de Turismo da Bancorbrás. Entre as novidades Eduardo fala sobre O Cruzeiro Fluvial pela Bélgica e Holanda organizado pela Bancorbrás, sobre a reação do mercado de venda de passagens agora em julho, traça o perfil do cliente Bancorbrás e outros assuntos. Acompanhe:
DIÁRIO – Como você analisa o mercado de turismo com todas as compras, fusões e essas operações recentes no mercado corporativo?
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CARLOS PEREIRA – Nesse momento que o Brasil está passando, isso era previsto, é comum empresas que têm um certo domínio absorverem aquelas que têm especializações, mas não têm uma saúde financeira tão grande. Isso vai acontecer ainda com algumas outras empresas. Vejo isso como natural. As mais saudáveis vão permanecer “na espécie”, podemos dizer assim. É uma movimentação natural no mercado, principalmente no momento que estamos passando.
DIÁRIO – Você disse que o mês de julho tem sido surpreendente em relação aos anos anteriores. Como estão se comportando os números da Bancorbrás no primeiro semestre?
CARLOS PEREIRA – O primeiro semestre foi um pouco sofrido para nós, principalmente com a queda das viagens internacionais, os valores agregados diminuíram. Nós trabalhamos bastante vendemos mercado nacional, mas os valores são um pouco inferiores, não agregando os resultados que esperávamos. A partir de julho a coisa já começou a melhorar. Estamos atacando outros nichos, trabalhando com receptivo internacional, com o mercado corporativo e trabalhando com produtos inteligentes, mais customizados, produtos de experiências, sem um pouco daquilo que podemos chamar de commodities, e com aquilo que é o nosso carro chefe: o maioridade, que, neste ano, estamos com uma viagem de navio nos rios da Europa, na Bélgica e na Holanda, que está nos trazendo receita.
DIÁRIO – Fale sobre este pacote fluvial…
CARLOS PEREIRA – Preparamos um roteiro internacional para viajantes com mais de 50 anos. O destino inclui Bélgica e Holanda, países no norte da Europa conhecidos por suas belezas naturais e pela ancestralidade nas atrações turísticas. A viagem acontece de 04 a 13 de outubro. A primeira parada será em Bruxelas, capital belga, onde o grupo da Maior Idade irá visitar a charmosa Grote Markt, praça que abriga prédios históricos, lojas e restaurantes; a Catedral Saint Michael, com seus belíssimos vitrais. A viagem segue para Antuérpia e Bugres, ainda na Bélgica. Na Holanda, o grupo conhecerá Roterdã, a cidade de Haia, sede oficial do governo holandês, entre outras atrações incríveis. Os participantes viajarão a bordo do navio MS Verdi, com capacidade para 125 passageiros.
DIÁRIO – É possível identificar o perfil do cliente Bancorbrás?
CARLOS PEREIRA – É bem dinâmico. A nossa empresa começou no Banco do Brasil e no Banco Central, então tem uma grande quantidade de funcionários públicos, mas hoje é bem diversificado, temos artistas, advogados, juízes, uma diversificação bem grande na linha de clientes. A nossa empresa está focada no Centro-Oeste, Brasília, Goiânia, Minas Gerais, Belo Horizonte, João Pessoa… Nossa missão daqui para frente é fazer a Bancorbrás ser reconhecida no Brasil todo.
DIÁRIO – Me fale sobre as lojas Brancorbrás.
CARLOS PEREIRA – Nós temos as nossas lojas próprias não porque queremos competir, pelo contrário, enxergamos as agências como grandes parceiras e amigas. Temos as nossas lojas próprias porque temos um número grande de clientes do clube porque a moeda que ele tem, que são as diárias, podem ser convertidas em compras de pacotes. Temos as nossas lojas para atender esse cliente que não quer atender pelo clube, quer comprar um pacote completo com aéreo, transfer, passeio, hotel. A troca é feita não apenas com dinheiro, pode ser com diárias. Temos as lojas para isso. Temos vantagens para os nossos clientes. Trabalhamos com as agências confeccionando pacotes para atender suas necessidades.
Temos lojas em Brasília, em Belo Horizonte, João Pessoa, Goiânia, onde estão os maiores mercados, em Ribeirão Preto – porque queremos entrar em São Paulo – e temos em Porto Alegre por uma questão estratégica da empresa, temos bons relacionamentos e um bom número de clientes lá. O resto nós trabalhamos em parceria com agências de viagens.
DIÁRIO – A Bancorbrás tem participado ativamente de feiras? Como será o segundo semestre?
CARLOS PEREIRA – Participaremos com grande estande da ABAV, a nossa maior feira, mas participamos da Braztoa no primeiro semestre. Isso com estande, mas circularemos por todas as grandes feiras do Brasil. Se percebermos que determinada feira tem um apelo que nos atende, participaremos. Também temos que enxugar os custos, uma feira tem um custo muito alto. Resolvemos direcionar os nossos esforços à ABAV, que reúne os nossos fornecedores, fornecedores de hotéis e receptivos internacionais, todo o trade está na ABAV.