O órgão de promoção turística do Equador rejeita rótulo que vincula insegurança ao território equatoriano e destaca na 11ª. WTM Latin America atrativos capazes de motivar o brasileiro, numa imersão em destinos e produtos que combinam natureza, cultura e gastronomia
Por Cecília Fazzini
Qualquer generalização a respeito de insegurança no Equador é ponto de honra e tema digno de explanação, para dirimir por completo dúvidas a respeito, por Diego Andrade Murtinho, subsecretário de promoção do Ministério do Turismo do Equador. Ele lidera o time – de 12 expositores, entre destinos e operadores turísticos – que faz a divulgação do país na 11ª. WTM Latin America, realizada no Expo Center Norte, São Paulo, até esta 6ª. feira (17).
Veja também as mais lidas do DT
Reconhece que sobre a imagem do destino respingam questões relacionadas ao cartel do tráfego regional. Mas, segundo assegura, são ocorrências pontuais e que santuários turísticos, como Galápagos, Amazônia equatoriana, a capital Quito, Cuenca, Loja e outros patrimônios naturais e culturais da humanidade estão preservados de qualquer eventual violência ao visitante. “O Equador é um destino seguro para o turista”, assevera Murtinho.
A aproximação com os agentes de viagens brasileiro se destina a divulgar os múltiplos produtos da oferta turística do país sul americano. “Entre os pontos de interesse que ele identifica no Brasil estão Galápagos, a área dos Andes, com cidades e povos peculiares e convidativas à exploração pelo viajante, como Quito e Cuenca, que são Patrimônios Culturas da Humanidade e também Loja. São localidades ainda pouco conhecidas, que estão a 2.500 metros de altitude e conservam as marcas do período Pré-colombiano espanhol.
Além da segurança, o Equador, de acordo com o representante do órgão oficial de promoção turística do destino, proporciona hospitalidade, cultura, gastronomia e uma natureza que vai além de Galápagos. “A reserva de apenas 3% de todo o território amazônico que se encontra em terras equatorianas são de fácil acesso e abriga, inclusive, uma hotelaria de luxo”, acentua. E no mesmo espaço é possível a convivência com povos originários.
Estrutura de voos
O Equador conta com conectividade aérea, a partir do Brasil, pela Copa Airlines, via Panamá e Avianca, por Bogotá e com a Latam, pelo Peru. Na WTM, Murtinho manteve entendimentos com as companhias aéreas GOL e Azul para acerto de futuras rotas entreSão Paulo e Quito.