No 3º dia da Equipotel 2022, foi apresentada uma palestra no evento sobre a sustentabilidade e o ESG na hotelaria. Para saber mais, o DIÁRIO entrevistou Wagner Carvalho, CEO da W-Energy
Cada vez mais, o ESG está presente no nosso dia a dia. Para aqueles que nao estão familiarizados, ESG é uma sigla em inglês que se refere à Meio Ambiente, Social e Governança. Mas como trabalhar esses pilares na hotelaria?
Para responder essa pergunta é dar exemplos de cases de sucesso, a Equipotel 2022 trouxe a palestra: “Sustentabilidade e agenda ESG na hotelaria.”
Liderada pelos palestrantes: Ana Biseli (presidente executiva da Resorts Brasil), Marcelo Boeger (consultor e gestor na Hospitalidade Consultoria), Maria José Dantas (presidente Nacional da Associação Brasileira de Governantas – ABG Nacional), e Wagner Carvalho (CEO da W-Energy), o público compareceu em peso na Arena de Hospitalidade do evento.
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Ana Biseli, da Resorts Brasil (associação que reúne 56 resorts, presentes em território nacional), falou sobre a colaboração entre os empreendimentos.
“No caso da associação Resorts Brasil, é curioso. Porque tem vários resorts que competem entre si. Mas na área da sustentabilidade, não há nenhum receio em compartilhar o que deu certo, porque eles querem chegar a um único objetivo: que é preservar o meio ambiente”, explicou Ana.
Cases de sucesso
Na sequência, ela também apresentou alguns cases de sucesso dos resorts que fazem parte da associação. Na questão ambiental, Ana citou a plantação de horta orgânica feita no Mavsa Resort, por exemplo. Já no âmbito social, um dos destaques foi o XX, que propôs a adoção de escolas públicas.
Por onde começar
Ao falar sobre o ESG, Ana lembrou que muitos hotéis não sabem por onde começar. Então, ela revelou que a associação começou a entrar em contato com clientes corporativos. “Começamos a perguntar: O que eles buscam ao organizar um evento? O que é primordial?”
E a partir disso, viram o que é mandatário para o cliente, o que ele faz questão: “como a compensação de CO2, por exemplo”, explicou.
Quanto à responsabilidade social, Ana disse que “o que o cliente pede bastante é pela inclusão social na hotelaria, como combate ao etarismo (discriminação com pessoas de idade mais avançada), dentre outros”.
Após o contato com os clientes corporativos, no quesito “Governança”, o que eles mais pedem, segundo Ana, é para divulgar o que já é feito e apoiar iniciativas sociais. “Nós entremos que o ESG é uma jornada contínua e temos que que ser melhor a cada dia”, completou Ana Biseli.
Outra dica que a executiva disse foi pesquisar pelo pacto global da ONU, também no Travelyst. E completou: “Muito em breve teremos uma cartilha nossa da Resorts Brasil para orientá-los. “
Pequenos passos
Ás vezes, a inovação começa com passos simples ou até pequenos. Sobre isso, Marcelo Boeger pontuou: “Ás vezes, o gestor acaba não pensando que o ESG também envolve passos simples. Por exemplo: “a compra de um produto químico de limpeza: o que ele tem? O que ele faz para o meio ambiente?”
Nesse sentido, Wagner Carvalho, CEO da W-Energy, empresa que desde 2007 atua para a economia de água, despoluição de rios e preservação do meio ambiente, complementou: “É um desafio para alguns gestores, mas quando você mostra o que fazer e como fazer, fica mais fácil. Porque todo mundo quer participar de um projeto como esse, quer ser exemplo”.
Como o hóspede pode colaborar
Para saber como o hóspede pode se engajar e colaborar com o ESG na hotelaria, diminuindo seu impacto ambiental, o DIÁRIO conversou com Wagner Carvalho.
Muito gentil, ele respondeu que: “O hóspede pode colaborar incentivando as empresas a adotarem políticas sustentáveis. Como por exemplo, você chegar num hotel e ter opção de ter um quarto que tem um consumo menor de energia, tem um consumo menor de água, uma tecnologia economizadora.”
E complementou dizendo que: “E na medida que você vai perguntando, por exemplo, e tem alimentação alimentação vegana, você vai tirando o setor hoteleiro todo da zona de conforto e eles vão se ver obrigados a cada vez mais apoiar essa causa, né? E e também na política de reciclagem. Isso pode gerar uma revolução, porque tudo começa na escolha do cliente, o mercado todo vai se adaptar, né?”
Por fim, ele deu dicas para o dia a dia do hóspede: “Quando ele tá na situação de hóspede num apartamento, não escovar os dentes com a torneira aberta. Também não fazer abarba no banho, por exemplo. São pequenos gestos que fazem a diferença”.
Para saber mais, acesse o site da W-Energy.
*Por Caroline Figueiredo – Repórter do DT.