Equipotel: uma feira sexagenária e hospitaleira pela própria natureza

Continua depois da publicidade
O slogan da Equipotel:  “Hospitalidade pela própria natureza”, conceitua, na interpretação de Daniel Pereira, o desejo de se construir um ambiente plural, diverso, que represente os quatro cantos do País.

Em sua 60ª. edição, Equipotel espera crescer 50% com rodadas de negócios, com 10% a mais em marcas e 20% de expositores estreantes

A feira, que será realizada no Expo Center Norte, na capital paulista, entre os dias 19 e 22 de setembro, chega à marca histórica dos 60 anos. Proposta da organização é retratar o cenário de transformações em tecnologia, serviços e comportamento que, nesse longo período, impactaram o mercado de turismo, hotelaria e hospitalidade

Por: Cecília Fazzini – especial para o DIÁRIO


Sob a marca da evolução, a Equipotel completa seis décadas de existência e reitera a condição de uma das feiras de negócios mais longevas do País.  Daniel Pereira, gerente da Equipotel atesta que a edição comemorativa – que contará inclusive com a presença do Ministro do Turismo, Celso Sabino – já supera em 10% a edição de 2022 na oferta de produtos e serviços, ao totalizar 350 marcas. O evento também registra a presença de 20% de novos expositores, o que promete intensificar a experiência dos 22 mil visitantes, ligados à indústria da hospitalidade e hotelaria, público previsto para circular pelo Expo Center Norte, durante os quatro dias da feira. A expectativa com a Rodada de Negócios é aumento de 50%, em relação ao ano de 2022.

Equipotel
O evento também registra a presença de 20% de novos expositores, o que promete intensificar a experiência dos 22 mil visitantes

Compras no próprio evento

Mas sem arriscar previsões de cifras, o diretor do evento frisa que, no passado, foram contabilizados cerca de R$ 120 milhões em contratos, nos seis meses seguintes à realização da feira. “Cada vez mais essa questão vem mudando e a Equipotel já é reconhecida, atualmente, como um “outlet” de produtos, serviços e soluções para a hospitalidade”, acentua ele. Em sua avaliação, é determinante o fato de acontecer em setembro e reunir os principais fornecedores de todo o País,  numa coincidência com o calendário de abastecimento de resorts, hotéis, restaurantes e coletividades para a alta temporada  de verão (férias de dezembro, Natal e Ano Novo). Esse sincronismo, conforme observa Pereira, “tem ocasionado crescimento no índice de compras durante o próprio evento”.

Veja também as mais lidas do DT

Rodadas de negócios e áreas de interesse

Tradicional por concentrar público qualificado, com poder de decisão e de compra, as Rodadas de Negócios são ponto alto da Equipotel. O diretor do evento considera que ela possibilita conexão assertiva entre quem vende e quem deseja renovar, gerando representativo volume de negócios.

Uma das características da Equipotel 60 anos destacada por Pereira é a divisão em áreas de interesse do setor. “A feira está dividida em circuitos temáticos dedicados a setores específicos da indústria hoteleira, como gastronomia, tecnologia, sustentabilidade, arquitetura, design, entre outras”, acentua ele. Entre os aspectos que explicam a permanência e o valor estratégico da feira, como canal para encontros comerciais de fornecedores e compradores da hotelaria e hospitalidade, de acordo com o diretor da Equipotel, é o recorde de satisfação de expositores e visitantes. Com as mudanças, algumas significativas, ocorridas com a atividade econômica em questão, “o evento tem sido palco de transformações históricas em tecnologia, serviços e comportamento que impactaram o igualmente o mercado de turismo e o setor”, reitera Pereira.

“Em seis décadas, conseguimos manter o mais relevante ponto de conexão com o mercado, sendo uma das feiras mais longevas do Brasil. Temos como propósito, servir como base estratégica para negócios dos mais diferentes setores e que vêm se atualizando, ano a ano, para construir novos padrões de serviço e entrega por meio da hospitalidade”, Daniel Pereira, gerente da Equipotel

 

Capacidade de inovar e gerar conhecimento

De olho na rápida evolução do segmento que se dedica à arte de receber, a Equipotel 60 anos se volta para a inovação. A gastronomia ganha ainda mais força nesta edição, com atração dedicada e repleta na troca de conhecimento técnico e de mercado, uma iniciativa que conta com o suporte do SENAC.

E para manter atualizado empreendedores e profissionais da hotelaria e hospitalidade, a programação de conteúdo volta a se apresentar na feira como pilar fundamental, conforme adianta o diretor da Equipotel. “A curadoria está atenta a temas e especialistas que respondem às principais necessidades do mercado”, assegura Pereira. A ideia não é ser apenas um polo difusor de oportunidades, a partir da discussão de soluções, tecnologias e suas aplicações, mas também, com o conjunto de palestras, possibilitar análise comportamental dos setores. Debates que traduzam, por exemplo, movimentos ligados aos novos perfis de consumo.

“Muitas empresas, inclusive, têm a programação de conteúdo da Equipotel como referência para atualizarem seus calendários de marketing e comunicação”, complementa Pereira.

Com extensa grade de conteúdo, que se propõem a enriquecer o conhecimento, a Equipotel 60 anos discorrerá, entre outros assuntos, sobre: governança e carreira – palestra promovida pela WGH e conteúdos voltados à tecnologia e inovação, à cargo da VEGA IT, dentro da Arena de Hospitalidade.

No espaço ‘Motel Experiência’, outros temas que igualmente convergem para o aprimoramento da hotelaria ganham o palco dos debates como: “Carreira, emprego e empreendedorismo”; “Inovação para atrair consumidores” e “Eficiência energética para o setor de hospitalidade e gestão de custos”. 

Equipotel
Com extensa grade de conteúdo, que se propõem a enriquecer o conhecimento, a Equipotel 60 anos discorrerá sobre múltiplos assuntos do setor

Presença do Ministro do Turismo

O Congresso Nacional de Hotéis – Conotel, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e realizado concomitante à Equipotel 60 anos – receberá nomes de peso como o Ministro do Turismo, Celso Sabino. Na oportunidade, o representante da pasta falará, na oportunidade sobre a “Ressignificação do Turismo Brasileiro”.

“A ideia não é ser apenas um polo difusor de oportunidades, a partir da discussão de soluções, tecnologias e suas aplicações, mas também, com o conjunto de palestras, possibilitar análise comportamental dos setores”, Daniel Pereira, diretor da Equipotel

 

Novo espaço, o retorno ao Expo Center Norte

Daniel Pereira brinda, junto com os 60 anos da feira, o retorno ao Expo Center Norte. “Voltamos com o evento para a região que é polo da hospitalidade e, nesta edição especial dos 60 anos, esse resgate faz ainda mais sentido”, explica. Segundo ele, além da infraestrutura o Expo Center Norte conta com localização que otimiza a jornada do visitante na comparação com outros centros de exposição. A ampla rede de hoteleira nos arredores permite receber quem vem de fora de São Paulo ou até do país e também a facilidade de acesso, seja para aeroportos ou terminais rodoviários.

Para atender as necessidades dos expositores, Pereira diz apostar na melhor experiência logística e de estrutura, além da expertise da RX, organizadora e responsável pela montagem da feira. 

Cenário do setor

Na percepção do dirigente da Equipotel, o mercado nacional vem se fortalecendo desde a pandemia, quando as pessoas, além das restrições de circulação, também tiveram impacto em seus orçamentos. Somado à alta do dólar e do Euro, quando as viagens voltaram a ser liberadas, os destinos brasileiros se tornaram opções mais atrativas financeiramente. “E preciso creditar, também, o trabalho e esforço das associações, governos e dos centros de fortalecimento do setor em diversas regiões, empenhados em voltar os olhos do viajante brasileiro para aquilo que temos de melhor aqui”, sintetiza ele. No seu entender, esse cenário não está relacionado apenas aos atrativos naturais e culturais, mas ao avanço da qualidade dos serviços, quesito ao qual a hospitalidade está inserida como diferencial competitivo.

O slogan da Equipotel:  “Hospitalidade pela própria natureza”, conceitua, na interpretação de Pereira, o desejo de se construir um ambiente plural, diverso, que represente os quatro cantos do País. Por conta desse emprenho, a edição dos 60 anos se aprimorou para concentrar no evento marcas, representantes, soluções e tecnologias de diferentes estados brasileiros.

Equipotel
Daniel: “Hospitalidade pela própria natureza”, conceitua, na interpretação de Pereira, o desejo de se construir um ambiente plural, diverso

Novos investimentos e o novo consumidor

Sobre os novos investimentos em hotelaria em território brasileiro, o diretor da Equipotel identifica momento de franca ascensão. E sobre os empreendimentos estarem alinhados com a expectativa do consumidor ele acrescenta: “hoje, o público tem ferramentas cada vez mais refinadas para escolher destinos, hospedagem e serviços, o que reflete no novo comportamento e perfil de consumo, que vem demandando necessidades específicas”, frisa. A preocupação com sustentabilidade, na sua análise, cresce de maneira geral na sociedade e já é critério para a busca de pacotes. Por conta desse imperativo,  empreendimentos mais tradicionais tentam se adaptar, enquanto outros surgem já em formatados no âmbito dessas exigências, destaca Pereira.

Entretanto, o diretor da Equipotel salienta que o atendimento ainda é a espinha dorsal e a grande ferramenta para encantamento. “É isso que reforçamos na Equipotel. O mercado está aquecido, cheio de oportunidades e possibilidades, mas é preciso estar preparado para não só atrair hóspedes e clientes, mas encantá-los ao ponto de avaliarem positivamente a experiência, mas sobretudo repeti-la e recomendá-la, considera Pereira.


SERVIÇO:

EQUIPOTEL: 19 A 22 DE SETEMBRO

ONDE: EXPO CENTER NORTE
Rua José Bernardo Pinto, 333
Vila Guilherme | São Paulo – SP – Brasil

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade