O ministro do Turismo, Celso Sabino, confirmou nesta quarta-feira (26) que a administração federal tem a intenção de abrir uma unidade da Escola Nacional de Turismo em cada um dos estados, além do Distrito Federal.
“Nossa perspectiva é termos uma unidade em cada capital do Brasil”, declarou Sabino ao programa Bom Dia, Ministro, uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) com o Canal Gov, transmitida pelos canais da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Redação do DT
A primeira unidade do projeto de qualificação e formação profissional foi oficialmente inaugurada em novembro de 2024, na cidade de Belém. Segundo o ministro, está prevista a implementação de mais duas unidades em breve, localizadas no Rio de Janeiro e em Fortaleza.
A Escola Nacional de Turismo é uma ação do governo federal, criada para atender às necessidades do setor turístico, oferecendo cursos presenciais e online com o objetivo de qualificar e formar mão de obra.
Belém foi escolhida para abrigar a primeira unidade do projeto devido ao fato de ser a anfitriã da 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontecerá em novembro deste ano.
Na semana passada, 212 alunos do primeiro ciclo de cursos, voltados ao atendimento de visitantes e à gestão turística, receberam os primeiros certificados concedidos pela unidade paraense, cujas aulas são ministradas por meio de uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).
“Nosso plano é, em seguida, avançarmos para [oferecer] graduação e cursos de extensão, como já se pode testemunhar em outros lugares [do país]”, acrescentou o ministro
Ele também ressaltou que, além das oportunidades de aprendizado disponíveis na unidade de Belém, o ministério disponibiliza outros cursos gratuitos, como o de Gestor de Turismo e Atendimento ao Turista. Todos os cursos podem ser acessados na página do ministério.
Segundo informações divulgadas, o Ministério do Turismo anunciou que, em 2024, foram oferecidas 14.191 vagas para diferentes cursos, tanto presenciais quanto online. Dentre os mais procurados, destacam-se aqueles voltados para idiomas, bem como os de condutor turístico e recepção em hotelaria/hospedagem.