Por Marcos J. T. Oliveira, repórter especial do DIÁRIO
A Eslovênia aproveitou o clima olímpico do Rio de Janeiro para divulgar seus principais atrativos turísticos e fomentar negócios com empresários brasileiros. Tudo durante uma missão vinda diretamente do país para compromissos na Cidade Maravilhosa. O seminário focado no turismo foi o “Oportunidades de turismo e negócio na Eslovênia” realizado no dia 12 de agosto no Hotel Windsor Excelsior, em Copacabana, Rio de Janeiro.
A delegação eslovena foi composta por empresários, representantes do Ministério do Turismo do país, da Agência de Turismo de Liubliana, da Agência de Investimentos Eslovena, do grupo Kompas, da rede de hotéis Union e da empresa vinícola Vinakoper. Aproximadamente 60 pessoas compareceram e todas interessadas em abrir novos negócios com o mercado do destino do Velho Continente. A abertura do seminário ficou a cargo de Alain Bergant, embaixador da Eslovênia no Brasil. Falando um português perfeito, o diplomata falou dos números e dos atrativos do país. “Os brasileiros que chegam até a Eslovênia têm uma característica própria. Eles ficam em média três dias e geralmente nos visitam entre um país e outro. Houve um crescimento de 12% em 2015 com relação a 2014. Ressalto que a Eslovênia é um destino onde você pode esquiar pela manhã e curtir as praias do nosso litoral”, citou Bergant.
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A apresentação do evento ficou sob o comando do empresário esloveno radicado no Brasil, Luka Ukmar. Ele destacou a riqueza histórica, os programas envolvendo a natureza e lembrou que o país preserva 46% do seu território em florestas. Também ressaltou o turismo médico e de bem-estar, onde a destino possui mais de 15 hotéis-termas com spas, e o turismo country, em virtude da criação de cavalos ser um importante atrativo na região.
Petra Stusek, diretora do Órgão de Turismo de Liubliana, destacou a diversidade cultural com os festivais de verão e as inúmeras ofertas do turismo daquele país. “Nossa capital é uma cidade histórica e tem muito o que oferecer aos turistas do mundo inteiro que chegam por lá anualmente. Nossa localização e nossa qualidade de vida nos ajudam a promover o destino”, finalizou Stusek. “Temos duas unidades em Liubliana, nas quatro e cinco estrelas, e esperamos que o mercado brasileiro continue crescendo e visitando a Eslovênia”, disse Anita Grbic, diretora de marketing da rede Union Hotels. Mihael Margon, representante das vinícolas Vinakoper, ressaltou que os vinhedos são um dos principais atrativos turísticos do país. “Nossa empresa está chegando no Brasil para apresentar os vinhos eslovenos, um dos melhores do mundo e premiado recentemente na feira Expovinis”, comentou Margon.
Entre os dias 09 e 10 de agosto, a delegação eslovena participou ainda de dois eventos temáticos, um sobre negócios e outro com o tema de ciência. Unindo as três atividades da série, mais de 180 pessoas foram capacitadas sobre o destino Eslovênia. Todos ficaram impressionados com os números da Eslovênia. O país tem apenas dois milhões de habitantes e recebe quatro milhões de turistas anualmente. Aproximadamente 10 mil brasileiros visitaram o país em 2015, um crescimento de 12% com relação a 2014. O turismo no país já representa 13% do PIB da Economia.
Difusão da Eslovênia em São Paulo
A Embaixada da Eslovênia no Brasil mantém um departamento comercial na capital paulista e o órgão é chefiado pela diplomata Kristina Radej. O turismo é um dos segmentos que ganhou visibilidade para incrementar a relação entre o Brasil e a Eslovênia. “Apesar de não termos voos diretos do Brasil para a Eslovênia, temos muitas facilidades que ajudam os turistas a chegarem até nosso país”, citou Radej, que foi especialmente para promover seu país no Rio de Janeiro. Um exemplo é um ferry boat que parte de Veneza, Itália, com direção à Eslovênia e em um trajeto de uma hora.
Outra facilidade citada pela diplomata é a localização da capital: “hospedando-se em Liubliana é possível viajar para qualquer região do país”, citou. Ela revelou alguns atrativos imperdíveis para quem chega por lá: cavernas (mais de 10 mil cavernas e incluindo a maior da Europa, com 24 km); o lago Bled, atrativo mais visitado e fotografado da Eslovênia; o mar mediterrâneo (em um litoral de apenas 46km); e os Alpes.
“Nossa cadeia de montanha é a mesma da Áustria, mas com preços muito mais baratos. “Boa parte de nosso território é protegido e somos um país verde, pois gostamos da vida ao ar livre”, finalizou Kristina. Além do turismo e gastronomia, o Departamento Comercial cuida de temas nos segmentos de agricultura, ciência, tecnologia e inovação.