A Prefeitura da Estância Turística de Brotas, em São Paulo, lançou, no início de agosto, o Plano Diretor de Turismo durante reunião da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo). O evento foi realizado em Brotas, no auditório da Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), instalado nas dependências do Brotas Eco Resort. Participaram diversos prefeitos das cidades estâncias, membros da Aprecesp, secretários de estados, além do Secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Cláudio Valverde.
O Plano Diretor de Turismo foi elaborado pela Secretaria de Turismo de Brotas em parceria com o Comtur (Conselho Municipal de Turismo). A Secretária de Turismo de Brotas, Luciana Pires, esclarece que “o Plano Diretor contempla a revitalização do Parque dos Saltos, reforma da estação ferroviária da cidade, criação de um roteiro turístico que será percorrido de trem, criação de ciclovias, entre vários outros incrementos para o Turismo da cidade”.
Os projetos começarão a ser executados em 2015, a partir da captação de verbas do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). “A expectativa é de que o aporte financeiro para potencializar o turismo em Brotas seja em torno de R$ 4 milhões”, disse Luciana Pires. “As perspectivas tanto do poder público quanto dos empresários de Turismo é de que o número de visitantes cresça no mínimo 10% já no próximo ano”, completa Marília Rabello, gerente do Brotas Eco Resort.
Veja também as mais lidas do DT
Na ocasião, o Secretário de Turismo do Estado de São Paulo também entregou oficialmente o título de Estância Turística para o prefeito de Brotas, Du Barreto (PSL). De acordo com Marília “na prática, Brotas já era uma estância turística, só faltava a mais que merecida oficialização jurídica”. A opinião da empresária foi confirmada pelo Secretário de Turismo do Estado de São Paulo. “Ao conceder este título de Estância Turística, São Paulo fez justiça com a cidade de Brotas”, declarou Cláudio Valverde.
MVB