quarta-feira, outubro 8, 2025
InícioMatérias especiaisÉtica e maior valorização do agente de viagens marcam...

Ética e maior valorização do agente de viagens marcam abertura da 52ª edição da ABAV EXPO, no Rio

Na manhã desta quarta-feira (8), no Rio Centro, foi dada a largada para o maior evento do trade turístico do País: a ABAV Expo

Por Cecília Fazzini, do DIÁRIO

Autoridades e público, majoritariamente formado por profissionais que atuam na intermediação de viagens, expositores e compradores nacionais e internacionais viveram momentos de celebração. A maturidade do Turismo nacional e a consciência de novos desafios a serem enfrentados pelo setor foram celebradas, tendo como cenário o marco histórico de 7 milhões de turistas.

A meta supera todas as expectativas, redobra a perspectiva de crescimento da atividade econômica e amplia o entusiasmo na feira, que se estende atá a próxima sexta-feira (10). A ABAV EXPO deste ano reúne 2 mil marcas, 100 compradores do exterior e espera atrair 40 mil visitantes, além de novidades em conteúdo e espaço como a nova área Abav Experience, que consolidará a presença do segmento de luxo no ambiente de negócios do encontro.

Ao som de banda e voz que brindaram a platéia com canções da Bossa Nova e letras de Milton Nascimento/Wagner Tiso, a brasilidade tomou conta do autidório do Rio Centro. A anfitriã Ana Carolina Medeiros, presidente ABAV Nacional, destacou a realização do evento na cidade do Rio de Janeiro e o apoio recebido das entidadades e órgãos públicos locais. Mas o tom da fala da dirigente foi de exaltação à ética e à figura fundamental do agente de viagem.

Ana Carolina, presidente da Abav (ao centro) entre dirigentes de entidades e Mtur (Crédito: Simone Barros/DT)
Ana Carolina, presidente da Abav (ao centro) entre dirigentes de entidades e Mtur (Crédito: Simone Barros/DT)

Ao frisar que “coragem não é fruto de atitude impulsiva, mas de profunda reflexão”, convidou os presentes a se perguntarem sobre o que almejam para o turismo. Longe dos artificialismos que visam apenas fins comerciais, considerou que a ética deve permear toda a cadeia do Turismo e frisou o quanto esse princípio repercute sobre o trabalho do agente de viagens. Tema central da edição 2025 da ABAV Expo, a valorização do profissional que está na linha de frente do setor foi lembrada a partir do intensvo trabalho da entidade, de defender os interesses de seus associados. Estar à frenteda entidade nacional depende, sobretudo, conforme salientou Medeiros, de ampla rede de apoio e estrutura, ao homenagear os colaboradores com quem convive diariamente.

Antônio Florêncio Queiróz, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, reconhecido como incentivador para a realização da ABAV EXPO na capital fluminense,  lembrou a força e resiliência do trade que, segundo afirrmou, “se reinventa a cada dia”. Em primeira mão, Queiróz anunciou que além dos anos de 2027, 2029 e 2031, ateriormente reservados para a realização do evento no Rio, também já está acertado que em 2030 e 2032 a cidade igualmente sediará a feira.

Momento histórico

Ana Clévia Guerreiro, Coordenadora de Projetos do SEBRAE Nacional, ressaltou que o Turismo vive um “momento histórico e esse mérito se deve a todos os que atuam atuam na cadeia da atividade”. O protagonismo dos pequenos empreendedores tem sido relevante para se atingir esse patamar, conforme defendeu ao lembrar que as rodadas de negócios, regularmente orquestradas pela entidade, alcançam empresas das 27 unidades da Federação.

ABAV Expo, no Rio de Janeiro (Crédito: Simone Barros)
ABAV Expo teve início nesta quarta (8), no Rio de Janeiro (Crédito: Simone Barros/DT)

Para Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), que na cerimônia representou ainda a diretoria da Confederação Nacional do Comércio – CNC, o turismo avança. “Trata-se de um processo que se materializa através da diversidade dos nossos recursos naturais, o que viabiliza a atividade como propoulsora do crescimento econômico”. Sintetizou o apoio intrínseco ao turismo brasileiro, setor que inspira mais e novas realizações.

Celebrar coquistas e olhar de frente para os desafios, recomendação de Marina Marinho,, presidente do Fornatur. Para ela, o crescimento do movimento de turistas no País, revela encantamento e se reafirma pela pluralidade e receptividade oferecida pela oferta. “Temos desafios presentes como sustentabilidade, conectividade e o convite à responsabilidade pública que implica em ação” . Encerrou a sua fala como a máxima de que “o Turismo é o retrato do Brasil que dá certo!”

O papel do setor público

Marcelo Freixo, presidente da Embratur – nome presente na maioria dos discursos na abertura do evento – falou do alcance dos 7 milhões de turistas, antecipando a previsão de 8 milhões para 2027, feito que dividiu com a  força e compromisso da equipe que comanda. De acordo com ele, o Brasil voltou a conseguir interratividade  entre os vários destinos, apesar das diferenças. O maior fluxo de visitantes representa, confirma Freixo, maior receita, sendo que apenas no ano passado foram arrecadados US$ 7 bilhões. Ele definiu como principal patrimônio para se obter o feito a receptividade do povo brasileiro, que contribui para a imagem do destino no exterior; “o Brasil voltou a ser respeitado e visitado”, sentenciou.

ABAV Expo, no Rio de Janeiro (Crédito: Simone Barros)
Marcelo Freixo discursa na solenidade de abertura da ABAV Expo, no Rio de Janeiro (Crédito: Simone Barros/DT)

O ministro do Turismo Celso Sabino, foi representado por Ana Carla Lopes, secretária- executiva da pasta. Ela classificou os avanços no campo da inclusão e responsabilidade social, no que se refere à maior proteção a vulneráveis, bandeira levantada na atual gestão pública.

Reservou a hommenagem aos agentes de viagens, “primeiro rosto e primeira voz no contato com o turista”. Também reservou mérito aos  estados e municípios brasileiros e aos progressos em infraestrutura, ao frisar que “o turismo voltou e veio para ficar”.

Homenagem

Momento de emoção durante a abertura da 52a. ABAV EXPO foi a homenagem à Adriana Homem de Carvalho, diretora de Turismo Social, Hotelaria e Alimentação do SESC – RJ. Ela recebeu das mãos da presidente da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros  e do presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florêncio Queiróz, uma muda de Jequitibá e um troféu, pela dedicação destinada ao Turismo.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque