Desavenças comerciais entre EUA e China provocam aumento do preço da soja brasileira

Continua depois da publicidade
REDAÇÃO com Agências Internacionais –

No contexto atual, importadores chineses pagam prêmio recordes pela soja brasileira em época de colheita, conforme garantam o fornecimento em meio a preocupações de que as remessas dos Estados Unidos possam ser afetadas pela guerra comercial entre Washington e Pequim. Os prêmios pagos pela soja enviada do porto brasileiro de Paranaguá (PR) ficaram mais de 1 dólar por bushel acima dos preços internacionais de referência.

A informação foi levantada pela Esalq, órgão de pesquisa de mercado agrícola da Universidade de São Paulo (USP).

Retrospecto e atualidade

A China compra aproximadamente 60% da soja comercializada globalmente para alimentar a maior indústria pecuária do mundo. O Brasil forneceu metade das importações chinesas no ano passado, enquanto os EUA responderam por volta de um terço.

Veja também as mais lidas do DT

Porém, Pequim ameaça mirar a soja, principal item da exportação agrícola dos EUA, em retaliação à medidas tomadas pela administração do presidente Donald Trump em busca de melhores termos de comércio para os EUA.

A demanda por soja brasileira em grão, maior exportador do mundo, elevou os prêmios, como foi visto, por preocupações de que a China possa eventualmente cortar as compras dos EUA.

“Alguns compradores ainda estão comprando devido a boas margens de moagem aqui, mas eles estão muito desconfortáveis com os preços altos”, disse um operador que não quis ser identificado.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade