segunda-feira, novembro 3, 2025
InícioConteúdo de marcaEuropamundo celebra recorde histórico e projeta expansão global até...

Europamundo celebra recorde histórico e projeta expansão global até 2026

A Europamundo Vacaciones encerrou a 29ª edição da sua Convenção Anual com resultados históricos e otimismo para 2026. Realizado em Varsóvia, capital da Polônia, o encontro reuniu 320 participantes de cerca de 50 países entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro, sob o tema “Hacia Nuevos Rumos” (Rumo a Novas Direções). O evento segue até o dia 7, com post tour pela Polônia e Alemanha.

“Isso já não é mais uma convenção. É um ponto de encontro entre pessoas que dividem a vida. Vocês não são apenas clientes — são família. Se conseguimos superar um ano complexo como este, podemos tudo”, afirmou Alejandro de la Osa, CEO da Europamundo Vacaciones, na abertura da etapa técnica do evento.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias 

A representante do turismo polonês, Agata Witoslawska, destacou o momento simbólico vivido pela Polônia, que em 2025 celebra 1.000 anos de existência do Estado. “Polônia é mais do que imaginam. É um destino seguro, próximo dos grandes hubs europeus, com qualidade de serviços e surpresas além do óbvio”, afirmou, convidando o trade internacional a “ampliar a promoção do destino, sobretudo Varsóvia, como símbolo de reinvenção e modernidade”.

Crescimento e liderança regional

Durante a convenção, Alejandro de la Osa apresentou a projeção de 185 mil passageiros transportados em 2025, um aumento de 8% em relação ao ano anterior. “Até agora, entre janeiro e outubro, já alcançamos 163.679 viajantes, superando a marca do mesmo período em 2024”, revelou o executivo.

A América Latina foi um dos destaques da apresentação, representando 11% do volume total de vendas globais. “Não se trata, exclusivamente, de vender mais. Se trata de vender melhor. Neste contexto, a América Latina seguirá sendo protagonista: esperamos ainda mais deste mercado”, afirmou de la Osa.

No ranking global de países com melhor desempenho, Argentina lidera com crescimento de 40,55%, seguida por México (1,5%) e Brasil, que manteve o mesmo volume de vendas de 2024.

Convenção anual Europamundo - foto divulgação.
Convenção anual Europamundo – foto divulgação.

Operadoras brasileiras em destaque

Entre as 12 operadoras com melhor performance global estão duas brasileiras: CVC e Schultz. Nathalia Pacheco de O. Moura, gerente de Produto Internacional da CVC Corp, celebrou a conquista:

“A Convenção nos dá muitos insights importantes. Não é apenas um encontro para apresentar as novidades de produtos, mas nos traz uma visão de mercado incrível, maior visibilidade das complexidades de viagem, inovação em soluções de viagens e tecnologia. E, o que eu mais gosto, é que sempre traz uma provocação sobre o futuro, o que está acontecendo no mundo e nos abre um canal de discussão de como iremos nos adaptar a todas as mudanças tecnológicas e sociais.”

Rodrigo Rodrigues, diretor Comercial da Schultz, destacou a longevidade da parceria: “Já são mais de 25 anos de parceria com a Europamundo, o que nos permite afirmar que somos especialistas. Nos sentimos parte da família, e existe uma sinergia baseada em seriedade, transparência, criatividade e constante inovação.”

Também estiveram presentes Agaxtur, BWT Operadora, FRT Operadora e Incomum Turismo. Celia Lima, coordenadora de Produtos Europa da Agaxtur, definiu o momento como “valioso para troca, aprendizado e fortalecimento da parceria”.

Estreante na Convenção, Gabriel Cordeiro, diretor-geral da BWT Operadora, afirmou: “A Europamundo representa exatamente o que buscamos oferecer: experiências autênticas, segurança, variedade e confiança, somando valor à nossa curadoria de produtos.”

Thaís Machado, diretora de Produtos Internacionais da FRT Operadora, ressaltou a importância do networking: “Este é um momento para conhecer tendências e vivenciar, na prática, um novo destino. Além disso, estar presente aqui nos permite antecipar novidades e fortalecer as nossas relações com todas as áreas da Europamundo, que é um parceiro estratégico na expansão dos nossos produtos pelo mundo.”

Fábio Frassetto, diretor-geral da Incomum Turismo, sintetizou o evento em três palavras: “integração, colaboração e futuro”. “Nestes dias, estamos conectados e interagindo com diferentes países e culturas, em um trabalho conjunto entre nações a partir da visão de planejamento e inovação que a Europamundo nos oferece para que possamos acompanhar seus planos e estratégias futuros.”

Representação brasileira

A comitiva brasileira foi conduzida por Clayton Araújo, gerente-geral da Europamundo Brasil, acompanhado por Gerusa Pastuch, executiva Comercial Sul Brasil, e Isadora Simões, executiva Comercial Norte e Nordeste. “Para além do dia a dia de trabalho, contar com a presença de profissionais tão comprometidos é uma oportunidade muito valiosa para nós, porque, além dos resultados de produção, nos permite apresentar, em primeira mão, nossas estratégias para o futuro e consolidar nossa parceria por muitos anos”, destacou Araújo.

Novos produtos e rotas

Luis Garcia, fundador e atual membro do Conselho da Europamundo, apresentou mais de 100 novos roteiros, ampliando a oferta da empresa em destinos como República Tcheca, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Áustria, Bulgária, Romênia, Tailândia e China.

“Planejar novos roteiros é mais do que prever circuitos. São possibilidades de roteiros individuais ou de pequenos grupos que serão oferecidos a partir de circuitos regulares. Pensar em um novo roteiro é desbravar e apresentar algo novo. Muitas vezes, adaptamos a oferta às novas necessidades do viajante, construindo experiências completas, diversas e autênticas.”

Luis Garcia - foto divulgação.
Luis Garcia, fundador e atual membro do Conselho da Europamundo – foto divulgação Europamundo

Foco em tecnologia e inovação

Durante o painel de encerramento, lideranças regionais discutiram os desafios para 2026, com atenção ao cenário eleitoral em diversos países e ao impacto da Copa do Mundo. “Entramos em 2026 com eixos prioritários que incluem diversificação de mercados, upselling e incremento de valor agregado, investimento no segmento de grupos e fortalecimento da América Latina”, enfatizou Alejandro de la Osa.

O segundo dia de convenção também abriu espaço para reflexões sobre a importância da tecnologia nos negócios da empresa, com destaque para investimentos em infraestrutura, cibersegurança, novas ferramentas e uso da inteligência artificial.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque