REDAÇÃO DO DIÁRIO
O DIÁRIO ouviu nesta segunda-feira (9) o presidente da Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região (Avirrp), Evandro Lopes. Há 23 anos no mercado de turismo e viagens, Evandro mostra-se muito confiante não só com a sua profissão (como agente de viagem Lopes acompanhou a evolução do setor e se adaptou aos novos tempos), mas também está com ótimas expectativas para a próxima feira da Avirrp que acontece dia 5 e 6 de agosto em Ribeirão Preto: “Acho que quando o agente de viagem se reinventa a cada dia ele encontra seu lugar ao sol. É preciso isso, trabalho, dedicação e reinvenção”, disse ao DT. Acompanhe abaixo os principais tópicos da entrevista concedida ao editor do DT, jornalista Paulo Atzingen:
Novidade da Feira: Caravana Acessível e Quiz das Olimpíadas
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“Teremos uma ação bem diferenciada que é a primeira caravana acessível. Uma caravana saindo de São Paulo com todas as características de acessibilidade. Traremos a caravana da acessibilidade. Depois teremos para todo o trade a manutenção dos eventos sociais, mas sem diferenciais neste ano. Teremos as Olimpíadas, na mesma semana, lançaremos as Olimpíadas do Turismo, com um quiz para a participação dos agentes de viagens, a respeito dos destinos, uma forma de fazermos um levantamento de quanto a feira influencia na tomada de decisão do agente na comercialização de seus produtos durante o ano.
Mais Capacitação e Labirinto mantido
Uma outra novidade é que ampliamos as áreas de capacitação; manteremos o formato de labirinto, uma característica da feira, alguns questionam, mas é o nosso compromisso com o expositor. Temos algumas características diferentes às edições anteriores. O espaço entre os estandes será maior, os corredores maiores pensando justamente na acessibilidade. Teremos também duas áreas que ainda são surpresas, duas experiências em que o agente experimentará um pouco do que ele vende, duas ações bem interessantes.
O que percebemos é que o mercado está se movimentando e há, sim, um cuidado muito grande com o retorno. Nossa responsabilidade é que a iniciativa privada tenha retorno
Debate sobre representatividade da categoria
Também estamos trabalhando a questão do turismo no sentido de ouvirmos os agentes em suas necessidades, debates a respeito de representatividade, qual é o perfil, o tipo de representação que o agente busca, como podemos posicionar as associações e as empresas hoje para dar sustentação ao agente.
Ainda temos algumas coisas que dependem de comprovação, fechamento de contrato, mas que já foram orçados, já estão alinhados, enfim, teremos experiências bem interessantes para os agentes.
Parcerias Públicas e Parcerias Privadas
A feira se consolidou de uma certa forma no sentido de visualizar e trazer o agente do interior de São Paulo e interior para conhecer o Brasil. Temos confirmada a participação do Ministério do Turismo e diversas secretarias, inclusive Rio Grande do Norte já confirmou e vai oferecer o almoço do sábado, a secretaria do Ceará também deve patrocinar outro evento. Trabalhamos com muito apoio pela parte dos governos estaduais. O governo de Sergipe, aliás, está empenhado em divulgar os novos voos para Aracaju.
Com relação ao setor privado, temos visto que o empresariado do turismo percebeu que a feira dá retorno e que na época de crise tem que se fazer algo diferenciado para poder se destacar. Teremos perto de 160 expositores, então é importante que se tenha um diferencial. O que percebemos é que o mercado está se movimentando e há, sim, um cuidado muito grande com o retorno. Nossa responsabilidade é que a iniciativa privada tenha retorno.
Caravanas não pagas
Neste ano as caravanas não são pagas, mas têm uma taxa de adesão e um controle maior na inscrição no sentido de comprovação do agente de viagens e sua situação dentro do mercado, buscando ter um público mais selecionado e focado na tomada de decisões e comercialização dos produtos. A Avirrp está buscando duas frentes: a solidificação dos eventos sociais, que é uma característica da feira, pois atrai público e vai intensificar as áreas de capacitação, apresentar temas diferenciados e propor a experiência do turismo.
A Avirrp está buscando duas frentes: a solidificação dos eventos sociais, que é uma característica da feira, pois atrai público e vai intensificar as áreas de capacitação, apresentando temas diferenciados e propor a experiência do turismo
Havia uma reclamação de que as áreas de capacitação eram um pouco isoladas e nós a trouxemos para o meio da feira, áreas com um layout diferente no coração da feira intensificando o tempo de treinamento do agente de viagens nos diversos destinos e produtos que estão sendo comercializados ali.
Agente de viagem: um engenheiro financeiro
O perfil do agente tem mudado e vai mudar ainda. Os agentes se tornarão cada vez mais especialistas. O agente tem que agregar valor, dentro de sua prestação de serviço, tem que estar capacitado, fazer diferença na hora da venda. O público hoje tem mais informação. O agente precisa ser quase um engenheiro financeiro a ponto de trazer uma solução viável economicamente e que traga, dentro da opção de investimento do cliente, o melhor custo-benefício para ele. Esse é o diferencial hoje. Saber, dentro da época que se vai viajar, qual é o melhor destino, o melhor clima… O agente agrega o diferencial em relação às OTAs (Online Travel Agencies) que comparam apenas preços. O agente tem que entender, dentro das opções, aquilo que vai agradar mais efetivamente e atender as expectativas do cliente.
PARABÉNS PRESIDENTE PELA COLOCAÇÃO SOBRE NOSSA PROFISSÃO DE AGENTE DE VIAGENS,
PONTIM / RAO