A importância do intercâmbio no Turismo

Continua depois da publicidade
Bayard Do Coutto Boiteux* 

Quando pensamos na formação continuada daqueles que estudam turismo não podemos nunca esquecer a importância desempenhada pelo intercâmbio internacional. Não se trata apenas de uma forma de melhorar a fluência num idioma mas sobretudo conviver com uma nova realidade cultural e estar sozinho, sem a presença de pais, parentes ou amigos na hora da tomada de uma decisão… Longe de casa e mergulhado num novo modus vivendi, é o momento de evoluir na aceitação da diversidade e na busca de formas de gestão pessoal.

O ideal é se hospedar na casa de uma família para poder entender como aquela sociedade se comporta e acabar por se dando conta que apesar de hábitos alimentares ou culturais diferentes, vivemos uma era de globalização, com marcas que nos dão uma certa confiança de não estarmos perdidos como MCDONNALD, Coca Cola, iphone, para citar apenas algumas…

Hoje, o cidadão do mundo, que pode estudar disciplinas em vários países como na Europa passa a ser mais condizente com os ensejos da sociedade moderna

Lembro também que o intercâmbio deve ser acompanhado de uma oportunidade de trabalho, partime mas que mostre caminhos da empregabilidade e não dependência do país de origem. Um verdadeiro workexperience com curso de idioma e residência na casa de um nativo trarão um amadurecimento intelectual e pessoal que anos de ensino formal não conseguem atingir. As instituições de ensino devem incluir em suas ofertas de extensão atividades complementares uma ida ao exterior no decorrer do curso, mesmo que possa acarretar um eventual trancamento da matrícula por um período, embora o ideal seja que a nova experiência aconteça nas férias.

Veja também as mais lidas do DT

Turmas com alunos que foram para o exterior trazem muita mais riqueza na interação, relato de vivências e motivam a pluralidade que deve nortear o espaço acadêmico. Hoje, o cidadão do mundo, que pode estudar disciplinas em vários países como na Europa passa a ser mais condizente com os ensejos da sociedade moderna. Alunos que estudam em instituições estrangeiras por um período voltam com novas formas empreendedoras e mutáveis de empregabilidade.Vamos cada vez mais incentivar com intercâmbios nossos profissionais, proporcionando oportunidades para todos os bolsos e buscar um sistema, como o Erasmus para a America Latina.

* Bayard Boiteux é Coordenador do curso de Turismo da Unisuam, vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, gerente de turismo do Preservale e presidente do site Consultoria em Turismo.www.bayardboiteux.com.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade