por EDUARDO MIELKE*
Quem já teve a experiência de trabalhar em uma SECTUR sabe que os eventos da Cidade são a “menina dos olhos” de muitos Prefeitos. Mas, também sabe que é um verdadeiro balcão de pedidos de ajuda para muitas iniciativas, que vêem e buscam na secretaria, uma possível fonte de recursos para viabilização de suas ideias. Boas ou não…
Mas, é preciso separar o joio do trigo, não é mesmo? Não dá para fazer tudo, ainda mais em épocas de vacas magérrimas. Logo, aqui vão algumas orientações de como tratar o tema tanto de forma institucional, operacional e, sobretudo, política. O objetivo aqui é otimizar a SECTUR organizando a bagunça….literalmente…
Veja também as mais lidas do DT
Ah! Seja bem vindo ao Blog de Capacitação gestão & Política de Turismo no Município, se esta é a sua primeira vez. Se já acessou outros textos, obrigado mais uma vez pela confiança. Se gostou, compartilhe e curta. Toda semana tem um novo texto!
Para facilitar vamos categorizar em dois grupos…
GRUPO DE EVENTOS DA PREFEITURA, COMO CARNAVAL, ANO NOVO…são aqueles populares, controlados pelo Prefeito, cuja verba e o controle não necessariamente vem somente do turismo. Para estes, recomendo fortemente que você crie, dentro do guarda-chuva da Sec. de Governo, um NÚCLEO DE EVENTOS. Tal grupo demanda muita energia e por si só, já envolve diversas secretarias. A ideia é trazer politicamente mais da própria estrutura da Prefeitura, sem sacrificar o pouco pessoal disponível do Turismo. Na verdade otimizando naquilo que compete o turismo. Assim, as decisões saem mais rápidas, e a própria SECTUR terá mais tempo e foco para fazer o que é realmente o seu trabalho. Inclusive eventos menores como inaugurações da Creche, Eventos Culturais de todos os tipos, quermesses, Festa Agropecuária, apoio da Festa da Padroeira….devem ficar sob gestão do Núcleo.
GRUPO DE EVENTOS COMERCIAIS ESTRATÉGICOS em termos de sustentação da Marca da Cidade e na linha do MICE. Estes devem ficar na alçada da SECTUR. Os resultados destes eventos devem ser pauta de COMTUR. Bem, por se tratarem de iniciativas privadas, tenha o cuidado de tratá-las como tal. Isso significa que se alguma demanda para “ajudar$” o evento aparecer, imediatamente articule uma reunião ou com o C&VB da sua Cidade ou com a Associação Comercial ou entidade equivalente que tenha alguma representação do trade local. A ideia fundamental aqui é não jogar sozinho. Aproveite que essas oportunidades estão batendo (literalmente) na sua porta e aproxime o pessoal do trade tanto institucionalmente, como também politicamente. Assim, o mercado local verá a SECTUR como parceiro, pois a secretaria estará dividindo responsabilidades e louros. E de quebra, você pode oferecer ao demandante algo mais valioso do que recurso. Você estará oferecendo a cidade…e o que ela tem de mais precioso: Sua cultura, atrativos e negócios. Ganha-ganha-ganha: Cooperar para Competir. Pense nisso.
Política de Turismo no Município eficiente é deixar claro o papel de cada um com relação a cada um dos GRUPOS DE EVENTOS.
Dúvidas, esclarecimentos? Escreva. Curta a fanpage @politicadeturismo
Obrigado pela confiança.
Para quem não me conhece, meu nome é Eduardo Mielke. Meu trabalho é auxiliar Governos na busca por processos cooperativos que resultem numa melhor articulação entre ele, Terceiro Setor e o Empresariado. O resultado e o que importa mesmo, é a geração de emprego e renda local. O resto é conversa fiada.
Palestras, Workshops e treinamentos? Escreva para emielke@kau.edu.sa