Setor tem faturamento estimado em R$ 7,2 bilhões
Com novidades em cores, formatos e texturas, a Expoflora apresenta as novas tendências do mercado floricultor, apontando índices de crescimento em 9% comparado ao ano passado e valores na casa dos bilhões. A feira começou suas operações no dia 25 de agosto e vai até o dia 24 de setembro, ocorrendo de sexta à domingo, das 9h às 19h.
O evento é realizado anualmente para dar as boas-vindas à primavera em Holambra (junção das palavras Holanda, América e Brasil), cidade da região de Campinas, distante 140 km da capital paulista.
Uma espécie de fashion week das flores, a Expoflora espera cerca de 300 mil visitantes. A Prefeitura Municipal da Estância Turística de Holambra, o Banco do Brasil e outros grupos apoiam o evento. Além disso, cerca de 400 produtores expõem suas flores e plantas ornamentais, fomentando o comércio em todo o país.
Veja também as mais lidas do DT
A Expoflora é o local principalmente onde são lançadas novas modas de paisagismo e decoração, avaliando a aceitação do consumidor perante ao produto.
Números
A charmosa cidade, uma antiga colônia holandesa, apesar de contar com pouco mais de 13 mil habitantes, é o maior centro comercializador de flores e plantas ornamentais do Brasil. As duas cooperativas de Holambra – Veiling e Cooperflora – respondem por quase a metade (45%) das vendas do setor.
Os lançamentos e as novidades têm contribuído para manter o mercado de flores aquecido e crescente, mesmo nesse período de crise, na contramão de outros setores da economia. Segundo o Ibraflor – Instituto Brasileiro de Floricultura -, o crescimento previsto para este ano é de 9% em relação ao ano passado e faturamento estimado em R$ 7,2 bilhões.
- Cacto no formato de coração
- Mandacaru sem espinho
- Mini-orquídea com até 60 flores, Mini-antúrios com flores que podem chegar ao tamanho de uma unha
- Flores no formato de estrelas
- Kalanchoes laranja com leve cheiro de mamão papaya ou na cor rosa com flores maiores que as convencionais
- Ervas em potes para o público gourmet.
Essas são apenas algumas das novidades em flores e plantas ornamentais que os produtores de Holambra (cidade a 140 km da capital paulista) apresentam na 36ª Expoflora.
(Lucas Kina)