Lucas Kina –
Dentre todos os atrativos de Monte Verde, distrito de Camanducaia localizado no Estado de Minas Gerais, a Fábrica de Chocolate Gressoney já possui status de cartão postal. Até mesmo por sua colocação, é um dos empreendimentos que mais chamam atenção na região que possui um pouco mais de 5 mil habitantes.
A fábrica foi fundada em 1978 por uma família recém chegada de Gressoney, uma comuna italiana próxima à Suíça. Em 1981, a mãe de Gerson Godoy, atual proprietário, ingressou na empresa como funcionária. No ano de 2006, porém, os donos venderam a Fábrica para a família de Gerson, que desde então é comandada por ele e sua irmã.
Algumas das delícias servidas na Fábrica de Chocolate são a Sopa de Morango e as Prímulas, uma espécie de mistura de alfajor com pão-de-mel, porém “incomparável”, diz Godoy.
Veja também as mais lidas do DT
Toque especial e tradição
Mesmo morando em Bragança, no interior de São Paulo, Gerson mantém uma dupla-jornada constante entre as cidades e ressalta que apenas ele manuseia a massa das Prímulas.
Eu mesmo faço as Prímulas, a receita está na minha cabeça. Sem eu aqui, elas não saem
Com esse tipo de empreendimento, o distrito de influências germânica, suíça, italiana, húngara e até letã, atrai à todos que desejam uma viagem diferente e apaixonante, e que ao primeiro contato, deixa claro que o destino não é somente para casais.
A Fábrica fecha somente às quartas-feiras – assim como os outros empreendimentos do distrito – e fica aberta ao público que deseja conhecer um pouco de como é produzido o chocolate Gressoney.
*O repórter foi convidado pelo Turismo de Monte Verde para participar de uma PressTrip de três dias pelo distrito