FBHA celebra recuperação do setor de alimentação fora do lar

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Em 2022, até agora, as vendas do segmento já aumentaram 75%, o que evidencia um período de retomada de um dos ramos que mais sofreram na pandemia. Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, comenta os bons resultados.


Recentemente, dados do Índice de Desempenho Foodservice (IDF), do Instituto Foodservice Brasil (IFB), mostraram que em abril houve um aumento nas vendas do setor de quase 75% no comparativo anual. O setor de alimentação fora do lar, representado pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), comemorou a retomada.

Os dados apontam importante retomada do setor que abrange restaurantes, lanchonetes, bares, bistrôs e food trucks, e que desde 2019 passou por drásticas mudanças por conta da chegada do coronavírus ao país. A maioria dos segmentos – independente da área de atuação – tiveram que adotar medidas de prevenção para que pudessem manter as suas atividades.

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, comenta que o setor de alimentação foi um dos mais afetados pela crise sanitária e que empresários do ramo precisaram se adaptar à nova realidade, enfrentando perdas progressivas apesar de todas as ações realizadas para evitar fechamentos.

“Estima-se que quase cem mil restaurantes, bares e similares interromperam suas atividades definitivamente devido à ausência de clientes, provocada, especialmente, pela diminuição de circulação de pessoas nas ruas durante os períodos de maior contaminação. Portanto, essa recuperação em 2022 não somente é esperada como celebrada por todo o setor”, comemora Sampaio.

Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, comentou sobre os bons índices alcançados até agora, em 2022, pelo setor de alimentação fora do lar.
Alexandre Sampaio, presidente da FBHA. (Foto: Divulgação).

A pesquisa mostra, ainda, que com crescimento nas vendas, no número de transações e no tíquete médio, o setor se aproxima dos níveis pré-pandemia. As vendas em abril tiveram um aumento de 74,6%, em relação ao mesmo mês de 2021. No acumulado do ano, a expansão é de 48,6%.

O número de lojas também aumentou quase 3%, passando de 7.883 para 8.110 estabelecimentos. Esse crescimento demonstra que, além da expansão do setor, houve impacto na geração de empregos, injetando dinheiro na economia.

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Para saber mais, acesse o site da FBHA.


EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com Agências

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