Veja dicas de passeios em Paraty para as férias escolares

O DIÁRIO separou algumas dicas de passeios em Paraty, no Rio de Janeiro, que oferece diversas opções de diversão para todos os gostos e idades.


As famílias estão na contagem regressiva para a hora de começarem as férias escolares dos filhos, já que muitos pais também programam o descanso anual no mesmo período para passarem um tempo juntos. E que tal aproveitar esse momento em um lugar paradisíaco?

A histórica cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, oferece diversas opções de passeios, que incluem aventura, esportes, cultura, belas paisagens e hospitalidade. Confira abaixo algumas dicas de passeios em Paraty:

Passeios gastronômicos, históricos e de aventura

Localizada há 7,1 km do Centro de Paraty, é possível visitar a fazenda Bananal. É uma ótima opção, pois a fazenda é sustentável, e conta com horta, capril, agrofloresta e muita história, além de um restaurante orgânico com cardápio apetitoso.

Para os amantes da adrenalina, a agência Néctar Experience, oferece várias atividades de tirar o fôlego em Paraty, como tirolesa e circuitos de arvorismo; stand up, caiaque, canoa havaiana, vela, mergulho, e natação. A cidade oferece belas paisagens, com a convergência entre o mar e a montanha.

A agência Néctar Experience oferece diversas opções de passeios e atividades, em terra e na água, para os visitantes de Paraty, no Rio de Janeiro.
Uma das atividades promovidas pela agência Néctar Experience, em Paraty, no Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação).

Em terra, as possibilidades podem ser trilhas a pé ou de bike, de diversos níveis, que também podem passar por praias e cachoeiras. Também está disponível o City Running Tour, uma corrida de cinco quilômetros, em ritmo leve, pelo perímetro urbano de Paraty, passando por algumas das principais atrações da cidade e seu entorno.

O Bike Running Tour, por sua vez, abrange as praias do Pontal e Jabaquara, além de pontos imperdíveis da cidade, antes de seguir para uma cachoeira no meio da mata. A maior parte do percurso (de cerca de 25 km) é plana, com alguns pontos de subida, para animar e desafiar o visitante.

Para que prefere trilhas a pé, vale lembrar que Paraty é um dos últimos redutos de Mata Atlântica do Brasil, com sua riquíssima flora e mais de 500 espécies de aves, das 2 mil existentes no país. Logo, um prato cheio para quem gosta de birdwatching.

Trilhas para conhecer belas paisagens em Paraty

Há também percursos que levam a praias belíssimas ou terminam em picos com vistas memoráveis. A trilha da Praia do Sono, por exemplo, conduz a uma das praias mais belas da cidade, a partir de uma caminhada leve, de pouco menos de 4 km, toda coberta pela copa das árvores. Dá para ir até a praia da Ponta Negra, por mais 5 km, curtir um almoço caiçara e depois regressar a Paraty de barco.

Para quem gosta de desafios, a trilha para o Pico do Mamanguá é de tirar o fôlego. Exige cerca de 45 minutos de caminhada morro acima. A visão do único “fiorde tropical” do Brasil, a 500 metros de altitude, faz o esforço valer a pena.

Passeio cultural com as crianças no Centro Histórico

Para os pais que estejam à procura de algo mais lúdico, podem apresentar aos filhos o mundo da arte, pois o Centro Histórico e os arredores da cidade abrigam uma ampla gama de artistas e ateliês, boa parte deles abertos ao público.

O passeio pelo universo dos ateliês pode ser feito a pé, com a possibilidade de ser recebido pelo próprio artista para uma conversa e imersão em seu trabalho, e até mesmo produzir peças de arte – uma experiência que as crianças costumam adorar.

Onde se hospedar em Paraty, no Rio de Janeiro

O Sandi Hotel, ícone de hospitalidade e receptividade em Paraty – RJ, com mais de 30 anos de tradição, está de portas abertas para que as famílias possam curtir esse período de recesso. O hotel pode personalizar experiências que agradam os adultos e os pequenos, como as opções citadas acima.

O Sandi Hotel é uma boa opção de hospedagem em Paraty, no Rio de Janeiro. e tem quartos que atendem às famílias.
Um dos quartos do Sandi Hotel, em Paraty, no Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação).

A agência Néctar Experince é parceira do empreendimento hoteleiro. Assim, a estadia no Sandi Hotel é diversão garantida para toda a família.

Para saber mais, acesse o site do Sandi Hotel.


EDIÇÃO DO DIÁRIO DO TURISMO com Agências

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

CADASTRE-SE GRATUITAMENTE

TENHA ACESSO À CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

+ 300 MATÉRIAS COM CONTEÚDO DIRECIONADO

RECEBA AS ATUALIZAÇÕES EM 1ª MÃO

Tenha acesso ILIMITADO ao conteúdo EXCLUSIVO de turismo.

Conteúdo exclusivo

Recentes

Mais do DT

Atendimento Comercial