Durante a WTM o CEO da Promtur Panamá falou sobre o turismo internacional no país, as novidades do destino e os melhores lugares para os turistas brasileiros conhecerem. Confira!
Por REDAÇÃO do DIÁRIO
Durante a WTM Latin America, realizada em São Paulo dos dias 5 a 7 de abril, o DIÁRIO conversou com Fernando Fondevila, CEO da Promtur Panamá – órgão de promoção turística do país da América Central.
Inicialmente Fernando foi questionado sobre a segurança sanitária de seu país e a tranquilidade que seus visitantes devem ter ao visitá-lo. Fernando disse que o Panamá foi um dos primeiros países a receber um selo de “Viagem Segura”, entregue pela Organização Mundial de Viagens e Turismo (OMT), pois cumpriu com todos os protocolos de segurança, atendendo também os requisitos exigidos pelo Centro de Controle e Prevenção de enfermidades do país.
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“O Panamá tem desde outubro mais de 80% da população vacinada, assim como grande parte da população tem as três doses aplicadas”, adiantou.
Quanto aos protocolos de Segurança no Panamá, o representante da Promtur disse que o governo tem tido sólida vigilância para evitar que a pandemia se propague, apresentando baixos níveis de contaminação, aproximadamente 4% a 5%. Ele lembrou ainda que existem algumas restrições sobre o uso de máscaras em espaços fechados.
Perfil do turista brasileiro no Panamá
Quando questionado pelo DIÁRIO qual é o perfil de turista brasileiro que o Panamá gosta mais de receber, Fondevila lembrou que geralmente, os brasileiros gostam e vão ao Panamá para fazer compras, visitar e conhecer o Canal (do Panamá).
Fondevila contou ainda que atualmente, a Promtur tem uma marca ou posicionamento, em suas palavras, um “plano maestro turístico”. O CEO da Promtur recordou que em 2020 e 2021, lançaram a nova marca turística, que está encaminhada a viajantes conscientes. Fondevila explica que “os viajantes conscientes são aqueles que buscam conexão com o destino que visitam, e que não provoquem impacto ecológico ou social na região. ”
Fondevila disse que no Brasil, com cerca de 300 milhões de habitantes, existem aproximadamente 125 milhões de viajantes conscientes, então o Brasil para o Panamá, representa o terceiro país com potencial turístico para a promoção internacional que eles estão realizando.
Conectividade
Ele disse que, “obviamente, o Brasil está bem conectado, pois 7 cidades tem voos diretos sem escala para o Panamá. E isso tem a ver com quais países nós estamos tratando de realizar um marketing, convidando-os para conhecer a maior quantidade de viajantes conscientes e a conectividade”, explicou.
Em números de visitantes o executivo adiantou que neste momento, estão em primeiro lugar os Estados Unidos, em segundo lugar a Colômbia, e em terceiro lugar o Brasil.
“A Promtur tem um programa com a Copa Airlines que se chama “Stop Over”: “quando um brasileiro viaja pela Copa, tem uma parada gratuita na ida ou na volta quando a viagem se estender mais longe do Panamá.”, explicou.
Panamá: diversidade de raças e povos
O DIÁRIO perguntou a Fondevila sobre a população panamenha e suas origens: “Somos quase todos de origem estrangeira. Meu pai é espanhol e minha mãe é americana. Nasci aqui e vivi 21 anos nos Estados Unidos.”, revelou.
Por fim, o DT perguntou a Fernando, como cidadão panamenho, não como cidadão corporativo, o que indicaria para um brasileiro conhecer no Panamá.
“Gosto muito de estar perto do mar. O Panamá tem uma peculiaridade: ir ao Mar do Caribe e estar no Oceano Pacífico em apenas algumas horas. Isto também é único no país. Cruzar a Cordilheira e você está no Arquipélago de São Blas, onde há uma ilha por cada dia do ano. É um destino especial. Eu estive ali várias vezes. Ali existe a possibilidade de ter contato com os povos originários indígenas. Aqui temos sete povos.”, contou.
Para saber mais sobre o Panamá, acesse o site da Promtur.