Fernando Santos, presidente da Aviesp: “Não pretendemos abrir as portas ao público final”

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REDAÇÃO DO DT

“Todas as sementes plantadas serão regadas para que a Aviesp continue nos trilhos que está”, assim definiu Fernando Santos, presidente da Associação das Agências de Viagens Independentes do Estado de São Paulo (Aviesp), sobre os projetos já iniciados da associação ao receber o cargo, no mês passado. Com a proximidade da feira Aviesp Expo, que acontece entre os dias 7 e 9 de abril, em Campinas, SP, o DIÁRIO entrevistou o presidente para saber mais detalhes. Confira:

DIÁRIO – A Aviesp apresenta em seu site os números de público de sua feira, que saltou de 3.075 em 2012 para 5.183 em 2015. Qual o principal objetivo da realização desta feira? Fazer e promover negócios ou levar público?

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FERNANDO SANTOS – Acreditamos que o aumento expressivo no público visitante, deve-se ao fato da mudança do local da Expo, da cidade de Holambra para Campinas, uma cidade que “comprou” o evento, e que não mede esforços para manter o evento na cidade. O objetivo principal da Aviesp continua sendo o de proporcionar conteúdo de qualidade aos visitantes, seja em nossas arenas de turismo ou no seminário que passou a acontecer nos mesmos dias da Expo. A Aviesp continuará a promover o evento exclusivamente para profissionais do turismo, e no momento não pretende abrir suas portas para o público final.

DIÁRIO – Quais as expectativas de mudança do evento para o Expo Dom Pedro? Descreva, por favor as possíveis melhorias…

FERNANDO SANTOS – A experiência de 2015 foi muito positiva para a Aviesp. Após o evento, efetuamos uma pesquisa com os expositores e visitantes, e em ambos os casos, a aceitação foi acima de 90%, com pequenos ajustes a serem feitos em 2016. As pequenas adequações solicitadas como melhorias nos lavatórios, internet e ar condicionado, já estão ajustadas para que neste ano o evento aconteça da melhor forma possível.

DIÁRIO – Como está a comercialização dos espaços para a 39ª Expo de Negócios Aviesp? Como são comercializados o metro quadrado de estande?

FERNANDO SANTOS – Os estandes são comercializados com metragem mínima de 12mts, e já estamos com aproximadamente 90% vendidos.

DIÁRIO – O Ministério do Turismo e os governos estaduais estão apoiando de alguma forma? qual?

FERNANDO SANTOS – O MTur está em fase final de aprovação do projeto do seu estande, e deverá estar presente como em anos anteriores. Alguns estados, por questões financeiras, não estarão, mas teremos vários participando conosco com estandes, e em especial o estado do Rio Grande do Norte que estará patrocinando os almoços dos dias 08 e 09/04.

 

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  1. Apenas uma observação: Quando fiz o Curso de Administração (1993/1997) havia um texto divulgando as relações profissionais em 2020, em que o texto tratava da questão Empresas e Colaboradores, em que a Empresa com a estrutura física de salas/setores iria dar lugar a Prestadores de Serviços que terão a obrigação de ir à Empresa apresentar relatórios prontos, por exemplo. Algo semelhante que a mídia divulgou sobre a Equipe de Jornalismo (Prestadores de Serviço) que atua na Globo. Portanto, quem atua com Gestão de Negócios, deve entender que o chamado “Mercado Atacadista” e “Mercado Varejista” farão parte da Literatura dos Cursos de Graduação em Administração. Inevitávelmente, e em tempo não longínguo, todas as Feiras ou Exposições de Negócios, contarão com o público que será Pessoa Jurídica e Física. O chamado consumidor final, será chamado a ser, Investidor também, inclusive no programar a sua própria viagem de lazer. É uma cultura já presente nos Estados Unidos, se tornando presente em todo mundo. É uma evolução do mercado que terá que ser seguida, por mais conservadores que muitos empresários ainda sejam.

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