A realização do Festival de Inverno de Campos do Jordão criou 1.844 empregos e permitiu a arrecadação de R$ 17,4 milhões em impostos no município neste ano. As informações são da Secretaria Estadual de Turismo e a Secretaria Estadual de Cultura, que divulgaram um balanço nesta terça-feira (30), a partir de um levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
Encerrada no último domingo, a 50ª edição do festival reuniu público recorde de 151 mil pessoas. O evento teve um impacto R$ 131 milhões na economia do Estado de São Paulo, frente ao custo de realização que foi de R$ 7,84 milhões. Pela primeira vez, o festival foi 100% bancado por patrocínios e sem o uso de leis de incentivo.
“Esse ótimo resultado consolida a região como um dos maiores destinos turísticos de inverno do Brasil. Comprova que o turismo ligado à cultura, com eventos de qualidade, geram empregos e desenvolvem não apenas a economia da região, mas do Estado de São Paulo como um todo”, disse o Secretário estadual de Turismo Vinicius Lummertz.
Veja também as mais lidas do DT
Alta taxa de ocupação hoteleira
A cidade recebeu mais de 670 mil visitantes durante os 31 dias de festival, um aumento de 6,7% em comparação ao ano passado. A taxa de ocupação hoteleira chegou a 95% nos finais de semana – em 2018, foi de 85%. Os principais gastos dos turistas foram em alimentação, compras, hotelaria, atrações turísticas e transportes, nesta ordem.
Para celebrar o sucesso desta edição, o Governo do Estado realizará no próximo domingo (4/8), no Parque do Ibirapuera, o bis do concerto que reuniu a Orquestra Jazz Sinfônica e o músico Carlinhos Brown. Às 11h, com entrada gratuita.