Festival Gastronômico de Tiradentes comemora os 300 anos da cidade

Continua depois da publicidade

Em 2018, a cidade de Tiradentes completa 300 anos e seu mais tradicional festival não deixaria de comemorar esse momento tão importante.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências

Entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro, a Plataforma Fartura – Comidas do Brasil realiza o 21º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, homenageando o tricentenário da cidade e sua gastronomia original. Grandes chefs mineiros serão as estrelas do evento.

Entre os destaques da edição está a volta dos luxuosos festins, que não aconteciam desde 2015. A pedidos do público, os jantares de quatro tempos, harmonizados, acontecem na Pousada Escola Senac. No dia 24 de agosto, com o tema “Ceará homenageia 300 anos de Tiradentes”, o chef de Fortaleza Léo Gonçalves, do restaurante O Mar Menino, convida o mineiro Ronie Peterson. Já no dia 25 de agosto, quem presta a homenagem é Portugal, com o chef Luís Espadana, do português A Tasca da Esquina (SP) e o renomado Léo Paixão, do Glouton. O mineiríssimo Flávio Trombino, do tradicional Xapuri, assume a cozinha no dia 31 de agosto, com o paraense Saulo Jennings, de Alter do Chão. E o chef Ivo Faria, presença constante no Festival, cozinha com um convidado no dia 1º de setembro.

Na Praça da Rodoviária, já estão confirmadas as participações dos restaurantesmineiros Albanos, Ro.Za Bistrô, A Favorita, Taberna Baltazar, Caê e Bitaca da Leste, entre outros. No Cozinha Ao Vivo deste espaço, os chefs já confirmados são Ari Kespers, do Provence Cottage & Bistrô (MG); Jaime Solares, da Borracharia Gastrobar (MG); Pablo Oazen, do Garagem (MG); Bernadete Guimarães (MG); Rosi Barbosa e Ale Roth, do Rocca (MG); Flávio Trombino, do Xapuri (MG); Rodrigo Zarife, do Ro.ZA Bistrô (MG); Américo Piacenza, da Cantina Piacenza (MG); Marcio Santoro, do Albanos (MG); João Fernandes, do Sr. Duiche Hamburgueria Gourmet (RJ); Eliza Fonseca, do Bar da Lora (MG) e Caetano Sobrinho, do Caê Restaurante Bar (MG).

Veja também as mais lidas do DT

Já na Praça Campo das Vertentes, as casas UaiThai, Via Destra, CasAzul, Gourmeco, Raiz Mineira Espaço Gourmet e Atrás da Matriz estão na programação. Além de estandes, este espaço recebe também uma Cozinha Ao Vivo, que conta com a participação de Rodolfo Mayer, do Angatu; Rafael Pires, no Pacco e Bacco; Juliana Ferreira, do Gourmeco; Valéria Tarôco, do Filó; Luiz Cesar, do Luth Bistrô; Ricardo Martins, do Uai Thai Tiradentes; Juliana Moura, da Pousada Casa das Fontes e Espaço Plano B; Leonídia Bezerra, do Pau de Angu, João Lombardi, do Ora Pro Nobis, Carla Josiane, do RestauranteDu Elvas; Klebinho do Sabor Rural; Marcos Lube, do Restaurante João e Maria.

Festivais Fartura

Neste ano, os Festivais Fartura acontecem do Sul ao Norte, em todas as regiões do Brasil. Já passou por Porto Alegre, em maio, e passa por São Paulo (4 e 5 de agosto), Tiradentes (24 de agosto a 2 de setembro), Belo Horizonte – nas versões tradicional (22 e 23 de setembro) e Kids (29 e 30 de setembro), Brasília (a informar), Fortaleza (10 e 11 de novembro), e Belém (26 e 27 de janeiro/19). A Plataforma Fartura também expandiu suas fronteiras e foi atrás de suas origens, em Portugal. No início de novembro, acontece a segunda edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil em Lisboa.

A presença dos Festivais Fartura em todas as regiões, assim como a amplitude de suas pesquisas e o detalhamento dos conteúdos produzidos, consolidam o Fartura – Comidas do Brasil como a mais completa plataforma e fonte gastronômica do país. Confira os números e mais informações logo abaixo.

 

SERVIÇO:

21º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes
Data: 24 de agosto a 2 de setembro
Local: Tiradentes/MG
www.farturabrasil.com.br
facebook.com\farturabrasil
instagram.com\farturabrasil

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade