Marcelo Villas Boas (repórter do DT)
Com a presença de dezenas de autoridades, os idealizadores do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello abriram, na noite desta quinta-feira (5), a 27ª edição do Festuris, em Gramado (RS). “Foi um ano muito difícil, mas de aprendizado. Norteamos nossos passos com sabedoria e cautela”, reconheceu Marta durante sua fala. Ainda durante seu pronunciamento, a diretora disse que atravessamos uma crise tríplice: “moral, política e econômica, que também fez estragos no turismo”.
Por sua vez, Juvir Costella, Secretário de Turismo, Desenvolvimento e Esporte do Rio Grande do Sul e no ato representando o governador gaúcho, falou sobre o potencial turístico do Estado e o trabalho dos gestores à frente do Festuris. “Entendo que a promoção do turismo do Estado do Rio Grande do Sul contribui efetivamente para o seu desenvolvimento e reconhece neste setor um importante fator de desenvolvimento. O Festuris é um exemplo do que foi feito pelo turismo estadual das últimas décadas”, pontuou Juvir.
Veja também as mais lidas do DT
O festival de turismo de Gramado traz para a cidade os principais players do turismo nacional. “Gramado escolheu o turismo como vetor de desenvolvimento. Grande parte da nossa arrecadação depende do turismo. Nós entendemos a importância da atividade”, disse o prefeito da cidade, Nestor Tissot. Com menos de 35 mil habitantes, Gramado recebe cerca de 6 milhões de turistas por ano.
“Conseguimos”
Ao final, Marta Rossi levantou a moral de centenas de presentes afirmando que são nos momentos difíceis que surgem novas oportunidades: “Não podemos nos esconder diante da palavra crise. As crises passam. Temos um percurso e uma história de sucesso já que reposicionamos o Rio Grande do Sul no mapa turístico do Brasil. E conseguimos”, afirmou a idealizadora do Festuris.
Também participaram da solenidade de abertura no Palácio dos Festivais: Luiz Eduardo Falco (presidente da CVC), José Efromovich (presidente da Avianca), Igor Miranda (diretor de vendas indiretas da TAM), João Augusto Machado (presidente da ABAV-RS), Miriam Petrone (presidente da Abrajet), Rosa Volk (Secretária de Turismo de Gramado), Michell Tuma Ness (Presidente da Fenactur) e Ana Claudia Bittencourt (Presidente da ABEOC Nacional).
Na plateia prefeitos de cidades gaúchas, empresários do trade turístico nacional e internacional, secretários estaduais de turismo, representantes do corpo diplomático credenciados junto ao governo do Rio Grande do Sul e jornalistas de vários países. Apresentações culturais de tradição gaúcha e hino nacional interpretado por cantoras líricas e no piano foram atrações à parte durante a solenidade.
Tendo como tema central em 2015 a gastronomia, o evento acontecerá entre os dias 5 e 8 de novembro no Serra Park, em Gramado, no Rio Grande do Sul.