Festuris começa em Gramado e mantém acesa chama da retomada de crescimento

Continua depois da publicidade

Marcelo Villas Boas (repórter do DT)

Com a presença de dezenas de autoridades, os idealizadores do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello abriram, na noite desta quinta-feira (5), a 27ª edição do Festuris, em Gramado (RS). “Foi um ano muito difícil, mas de aprendizado. Norteamos nossos passos com sabedoria e cautela”, reconheceu Marta durante sua fala. Ainda durante seu pronunciamento, a diretora disse que atravessamos uma crise tríplice: “moral, política e econômica, que também fez estragos no turismo”.

Por sua vez, Juvir Costella, Secretário de Turismo, Desenvolvimento e Esporte do Rio Grande do Sul e no ato representando o governador gaúcho, falou sobre o potencial turístico do Estado e o trabalho dos gestores à frente do Festuris.  “Entendo que a promoção do turismo do Estado do Rio Grande do Sul contribui efetivamente para o seu desenvolvimento e reconhece neste setor um importante fator de desenvolvimento. O Festuris é um exemplo do que foi feito pelo turismo estadual das últimas décadas”, pontuou Juvir.

Veja também as mais lidas do DT

O festival de turismo de Gramado traz para a cidade os principais players do turismo nacional. “Gramado escolheu o turismo como vetor de desenvolvimento. Grande parte da nossa arrecadação depende do turismo. Nós entendemos a importância da atividade”, disse o prefeito da cidade, Nestor Tissot. Com menos de 35 mil habitantes, Gramado recebe cerca de 6 milhões de turistas por ano.

Nelson Tissot, prefeito de Gramado (RS). Crédito: DT
Nelson Tissot, prefeito de Gramado (RS). Crédito: DT

“Conseguimos”

Ao final, Marta Rossi levantou a moral de centenas de presentes afirmando que são nos momentos difíceis que surgem novas oportunidades: “Não podemos nos esconder diante da palavra crise. As crises passam. Temos um percurso e uma história de sucesso já que reposicionamos o Rio Grande do Sul no mapa turístico do Brasil. E conseguimos”, afirmou a idealizadora do Festuris.

Também participaram da solenidade de abertura no Palácio dos Festivais: Luiz Eduardo Falco (presidente da CVC), José Efromovich (presidente da Avianca), Igor Miranda (diretor de vendas indiretas da TAM), João Augusto Machado (presidente da ABAV-RS), Miriam Petrone (presidente da Abrajet), Rosa Volk (Secretária de Turismo de Gramado), Michell Tuma Ness (Presidente da Fenactur) e Ana Claudia Bittencourt (Presidente da ABEOC Nacional).

Plateia no Palácio dos Festivais em Gramado. Crédito: DT
Plateia no Palácio dos Festivais em Gramado. Crédito: DT

Na plateia prefeitos de cidades gaúchas, empresários do trade turístico nacional e internacional, secretários estaduais de turismo, representantes do corpo diplomático credenciados junto ao governo do Rio Grande do Sul e jornalistas de vários países. Apresentações culturais de tradição gaúcha e hino nacional interpretado por cantoras líricas e no piano foram atrações à parte durante a solenidade.

Tendo como tema central em 2015 a gastronomia, o evento acontecerá entre os dias 5 e 8 de novembro no Serra Park, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade