Objetivo é repetir o sucesso da primeira edição do evento
Por Hugo Massahiro Okada, repórter freelancer do Diário do Turismo
Gramado (RS) – Cerca de cem pessoas entre lideranças do Turismo na região Sul, organizadores do 30º Festuris Gramado e profissionais do segmento se reuniram hoje (10) no espaço de Coletivas e Lançamentos do Festuris, no Serra Park para o lançamento da segunda edição do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, evento que lança um olhar mais analítico do mercado local e ajuda os empreendedores do segmento na elaboração de estratégias mais assertivas e eficientes. O 2º Fórum Gramado de Estudos Turísticos acontecerá de 9 a 11 de maio de 2019.
Estiveram presentes na solenidade de lançamento, os organizadores do Fórum, Fernando Boscardin, do Sindtur Serra Gaúcha; Mário Nascimento, da Organização das Cidades Brasileiras; Michel Bregolin, coordenador do curso de Bacharelado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul; e o vereador Lira Barbacov. Boscardin explicou as principais características do Fórum. “Andando pelos corredores da feira, vemos destinos belíssimos que todos queremos conhecer ou retornar. Nosso objetivo com o Fórum é manter esses destinos atrativos, interessantes e sustentáveis para os turistas e para os habitantes de cada destino”, disse o profissional.
Segundo Boscardin, a percepção do viajante sobre o destino quando o visita pela primeira e vez e quando retorna são duas coisas diferentes. “Há de se descobrir se estamos fazendo a coisa certa ou deteriorando – sem saber – o turismo de cada destino. Para algumas situações por exemplo, precisamos de regulamentação e em outras, a desregulamentação. Educar as lideranças responsáveis pelos caminhos do turismo é uma das missões do Fórum”, complementou.
Veja também as mais lidas do DT
Números da última edição
Mais de R$ 1,5 milhão em mídia espontâmea
662 participantes escritos
18 estados impactados
Temas da segunda edição do Fórum
Política externa do Mercosul;
Como preparar o País para a inteligência artificial;
Identificação de nichos de mercado nos destinos para implantar a economia turística;
A força do turismo religioso e místico;
A experiência das autarquias;
Entretenimento como produto;
Mobilidade urbana e sustentável;
Para Boscardin, Gramado goza de um bom parque hoteleiro com leitos suficientes: “Precisamos voltar os esforços para o entretenimento”, enfatizou. Outro tema que será largamente discutido na segunda edição do Fórum é a mobilidade urbana. “Precisamos descobrir como lotar uma cidade sem incomodar os habitantes e turistas”, complementou.
Alguns dos palestrantes confirmados:
Silvonei José – Estrategista e especialista em Turismo Religioso
Jefferson Leonardo – Conferencista e especialista em Recursos Humanos
Ivone Fávero – Especialista em Enoturismo
Alain Baldacci – Presidente do Sindepat
Regina Vanderlinde – Presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho
Edson – Presidente da Gramadotur
“Um evento reúne um grupo de pessoas em torno de um único interesse. Percebemos potenciais para o Turismo no Sul, mas também muitos desafios, e suas soluções serão encontradas por meio de um conjunto de esforços organizados coletivamente”, observou o professor Michel sobre a importância do evento.
O Diário do Turismo é media partner do evento e viajou a convite da organização do Festuris Gramado.