Festuris promove lançamento da 2ª edição do Fórum Gramado de Estudos Turísticos

Continua depois da publicidade

Objetivo é repetir o sucesso da primeira edição do evento

Por Hugo Massahiro Okada, repórter freelancer do Diário do Turismo

Gramado (RS) – Cerca de cem pessoas entre lideranças do Turismo na região Sul, organizadores do 30º Festuris Gramado e profissionais do segmento se reuniram hoje (10) no espaço de Coletivas e Lançamentos do Festuris, no Serra Park para o lançamento da segunda edição do Fórum Gramado de Estudos Turísticos, evento que lança um olhar mais analítico do mercado local e ajuda os empreendedores do segmento na elaboração de estratégias mais assertivas e eficientes. O 2º Fórum Gramado de Estudos Turísticos acontecerá de 9 a 11 de maio de 2019.

Estiveram presentes na solenidade de lançamento, os organizadores do Fórum, Fernando Boscardin, do Sindtur Serra Gaúcha; Mário Nascimento, da Organização das Cidades Brasileiras; Michel Bregolin, coordenador do curso de Bacharelado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul; e o vereador Lira Barbacov. Boscardin explicou as principais características do Fórum. “Andando pelos corredores da feira, vemos destinos belíssimos que todos queremos conhecer ou retornar. Nosso objetivo com o Fórum é manter esses destinos atrativos, interessantes e sustentáveis para os turistas e para os habitantes de cada destino”, disse o profissional.

Segundo Boscardin, a percepção do viajante sobre o destino quando o visita pela primeira e vez e quando retorna são duas coisas diferentes. “Há de se descobrir se estamos fazendo a coisa certa ou deteriorando – sem saber – o turismo de cada destino. Para algumas situações por exemplo, precisamos de regulamentação e em outras, a desregulamentação. Educar as lideranças responsáveis pelos caminhos do turismo é uma das missões do Fórum”, complementou.

Veja também as mais lidas do DT

Números da última edição

Mais de R$ 1,5 milhão em mídia espontâmea

662 participantes escritos

18 estados impactados

Temas da segunda edição do Fórum

Política externa do Mercosul;

Como preparar o País para a inteligência artificial;

Identificação de nichos de mercado nos destinos para implantar a economia turística;

A força do turismo religioso e místico;

A experiência das autarquias;

Entretenimento como produto;

Mobilidade urbana e sustentável;

Para Boscardin, Gramado goza de um bom parque hoteleiro com leitos suficientes: “Precisamos voltar os esforços para o entretenimento”, enfatizou. Outro tema que será largamente discutido na segunda edição do Fórum é a mobilidade urbana. “Precisamos descobrir como lotar uma cidade sem incomodar os habitantes e turistas”, complementou.

Alguns dos palestrantes confirmados:

Silvonei José – Estrategista e especialista em Turismo Religioso

Jefferson Leonardo – Conferencista e especialista em Recursos Humanos

Ivone Fávero – Especialista em Enoturismo

Alain Baldacci – Presidente do Sindepat

Regina Vanderlinde – Presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho

Edson – Presidente da Gramadotur

“Um evento reúne um grupo de pessoas em torno de um único interesse. Percebemos potenciais para o Turismo no Sul, mas também muitos desafios, e suas soluções serão encontradas por meio de um conjunto de esforços organizados coletivamente”, observou o professor Michel sobre a importância do evento.

O Diário do Turismo é media partner do evento e viajou a convite da organização do Festuris Gramado.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade