terça-feira, janeiro 14, 2025
InícioEconomia do turismoFITUR LÍngua 2025 destacará a importância do turismo linguístico...

FITUR LÍngua 2025 destacará a importância do turismo linguístico para o setor

Entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2025, Madri se tornará, mais uma vez, o epicentro do turismo mundial com a realização da FITUR 2025. Considerada uma das principais feiras internacionais do setor, o evento acontecerá no IFEMA Madrid e reunirá representantes de mercados estratégicos de todo o mundo.

REDAÇÃO DO DIÁRIO por André Moura (O DIÁRIO é midiapartner da FITUR 2025)

Com novas seções dedicadas à sustentabilidade, inovação e integração de nichos emergentes, a feira reforça seu papel como vitrine global para negócios e tendências, refletindo o dinamismo do turismo em um cenário de crescimento e transformação global.

Dentre a programação da Fitur, destaca-se a FITUR Língua, seção dedicada ao turismo linguístico, que acontece na quarta-feira, 22 de janeiro, no Pavilhão 10 da IFEMA MADRID.

O tema é “A língua como ativo turístico: desafios e tendências”. O espaço, organizado pela FITUR em parceria com a FEDELE (Federação Espanhola de Associações de Escolas de Espanhol para Estrangeiros), terá um programa completo de palestras e mesas-redondas, nas quais profissionais do setor, instituições e empresas abordarão os pilares estratégicos para a evolução deste setor em constante crescimento.

O programa incluirá temas como fundamentos e dados do setor, casos de sucesso do turismo linguístico na Espanha e em outros países, desafios e oportunidades de crescimento, além do papel crucial das políticas públicas e da colaboração internacional no desenvolvimento desse tipo de turismo.

Consolidada desde sua criação em 2021, a FITUR Língua também contará com uma área de networking para os centros membros da FEDELE, proporcionando aos visitantes a oportunidade de interagir com agentes de diferentes segmentos turísticos interessados em turismo linguístico. Dessa forma, a seção se posiciona como um ponto de encontro, onde a língua é destacada como uma força motriz para o desenvolvimento cultural, educacional e econômico. Confira a Programação:

Programa completo FITUR Língua 2025, Pavilhão 10 da IFEMA MADRID – dia 22 de janeiro. 

11h00 – 11h55Fundamentos do setor: pesquisa e banco de dados sobre turismo linguístico

  • Boas-vindas e apresentação da FEDELE, com Eva Laguna, presidente da FEDELE
  • Dados preliminares – Relatório Setorial 2024, com Daniel Escalona
  • Mesa-redonda sobre dados e necessidades do setor, moderada por David Trigo, com a participação de Cristina Ceballos, da Faculdade de Turismo e Finanças da Universidade de Sevilha, e Bárbara García, pesquisadora colaboradora do Spain Education Programs.

11h55 – 12h10Apresentação da 4ª Semana do Espanhol em Logroño (La Rioja)
Participação do Governo de La Rioja, Prefeitura de Logroño e Fundação San Millán de la Cogolla para apresentar a IV Semana do Espanhol, principal evento de turismo linguístico na Espanha, que reúne centenas de profissionais, tanto da oferta quanto da demanda, em um enclave espanhol.


12h10 – 12h25O impacto econômico dos estudantes internacionais na Espanha
Apresentação oficial do estudo econômico sobre os estudantes internacionais na Espanha, que também apresenta dados sobre turismo linguístico. O estudo foi desenvolvido pelos programas Spain Education Programs, ICEX España Exportación e Inversiones e EDUESPAÑA.


12h25 – 12h40Intervalo para café com serviço de catering


12h40 – 13h20Além do espanhol: casos de sucesso em turismo linguístico para outros idiomas

  • O turista de idiomas na Espanha e em outros países
  • Discussão sobre turismo linguístico em outros países e como melhorar os serviços turísticos para estudantes de línguas.
    • Moderadora: Elena Fernández
    • Participantes: Sossy Vega (ISIC – International Student Identity Card), Carlos Soler Montes (ELEUK) e Marcelo García (Associação de Centros de Idiomas na Argentina).

13h20 – 13h40Desafios do turismo linguístico: transformando desafios em oportunidades de crescimento
Palestra sobre os principais desafios dos últimos anos e seus impactos no turismo linguístico.

  • Mesa-redonda sobre desafios atuais e oportunidades não exploradas
    • Moderadores e palestrantes: Francisco Gutiérrez e Daniel Escalona
    • Participantes: Guillermo Escribano (Diretor-Geral de Espanhol no Mundo) e David Gómez (Fundação Visit Valencia da Comunidade Valenciana).

13h40 – 14h00A importância estratégica do espanhol em nível internacional
Conversação com a Direção-Geral de Espanhol no Mundo, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, sobre projetos globais em andamento para posicionar o espanhol como ferramenta estratégica de crescimento, tanto turístico quanto social.


14h00 – 14h50Rumo a uma estratégia institucional: o papel das políticas públicas e da colaboração internacional

  • Apresentação de boas práticas, estratégias e resultados de colaborações internacionais
  • Entrevistas institucionais sobre novos projetos e acordos a serem firmados entre instituições
    • Moderadora: María Córdoba
    • Participantes: Nuria Vaquero (Instituto Cervantes), Scott Markham (FECEI – Federação Espanhola de Centros de Ensino de Idiomas) e Eva María Pulido (ICEX España Exportación e Inversiones).

14h50 – 16h00Sessão de networking para participantes com uma taça de espumante Brut.

Compartilhe essa matéria com quem você gosta!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Cadastre-se em nossa newsletter

Enriqueça o Diário com o seu comentário!

Participe e leia opiniões de outros leitores.
Ao final de cada matéria, em comentários.

Matérias em destaque