Entre os dias 22 e 26 de janeiro de 2025, Madri se tornará, mais uma vez, o epicentro do turismo mundial com a realização da FITUR 2025. Considerada uma das principais feiras internacionais do setor, o evento acontecerá no IFEMA Madrid e reunirá representantes de mercados estratégicos de todo o mundo.
REDAÇÃO DO DIÁRIO por André Moura (O DIÁRIO é midiapartner da FITUR 2025)
Com novas seções dedicadas à sustentabilidade, inovação e integração de nichos emergentes, a feira reforça seu papel como vitrine global para negócios e tendências, refletindo o dinamismo do turismo em um cenário de crescimento e transformação global.
Dentre a programação da Fitur, destaca-se a FITUR Língua, seção dedicada ao turismo linguístico, que acontece na quarta-feira, 22 de janeiro, no Pavilhão 10 da IFEMA MADRID.
O tema é “A língua como ativo turístico: desafios e tendências”. O espaço, organizado pela FITUR em parceria com a FEDELE (Federação Espanhola de Associações de Escolas de Espanhol para Estrangeiros), terá um programa completo de palestras e mesas-redondas, nas quais profissionais do setor, instituições e empresas abordarão os pilares estratégicos para a evolução deste setor em constante crescimento.
O programa incluirá temas como fundamentos e dados do setor, casos de sucesso do turismo linguístico na Espanha e em outros países, desafios e oportunidades de crescimento, além do papel crucial das políticas públicas e da colaboração internacional no desenvolvimento desse tipo de turismo.
Consolidada desde sua criação em 2021, a FITUR Língua também contará com uma área de networking para os centros membros da FEDELE, proporcionando aos visitantes a oportunidade de interagir com agentes de diferentes segmentos turísticos interessados em turismo linguístico. Dessa forma, a seção se posiciona como um ponto de encontro, onde a língua é destacada como uma força motriz para o desenvolvimento cultural, educacional e econômico. Confira a Programação:
Programa completo FITUR Língua 2025, Pavilhão 10 da IFEMA MADRID – dia 22 de janeiro.
11h00 – 11h55 – Fundamentos do setor: pesquisa e banco de dados sobre turismo linguístico
- Boas-vindas e apresentação da FEDELE, com Eva Laguna, presidente da FEDELE
- Dados preliminares – Relatório Setorial 2024, com Daniel Escalona
- Mesa-redonda sobre dados e necessidades do setor, moderada por David Trigo, com a participação de Cristina Ceballos, da Faculdade de Turismo e Finanças da Universidade de Sevilha, e Bárbara García, pesquisadora colaboradora do Spain Education Programs.
11h55 – 12h10 – Apresentação da 4ª Semana do Espanhol em Logroño (La Rioja)
Participação do Governo de La Rioja, Prefeitura de Logroño e Fundação San Millán de la Cogolla para apresentar a IV Semana do Espanhol, principal evento de turismo linguístico na Espanha, que reúne centenas de profissionais, tanto da oferta quanto da demanda, em um enclave espanhol.
12h10 – 12h25 – O impacto econômico dos estudantes internacionais na Espanha
Apresentação oficial do estudo econômico sobre os estudantes internacionais na Espanha, que também apresenta dados sobre turismo linguístico. O estudo foi desenvolvido pelos programas Spain Education Programs, ICEX España Exportación e Inversiones e EDUESPAÑA.
12h25 – 12h40 – Intervalo para café com serviço de catering
12h40 – 13h20 – Além do espanhol: casos de sucesso em turismo linguístico para outros idiomas
- O turista de idiomas na Espanha e em outros países
- Discussão sobre turismo linguístico em outros países e como melhorar os serviços turísticos para estudantes de línguas.
- Moderadora: Elena Fernández
- Participantes: Sossy Vega (ISIC – International Student Identity Card), Carlos Soler Montes (ELEUK) e Marcelo García (Associação de Centros de Idiomas na Argentina).
13h20 – 13h40 – Desafios do turismo linguístico: transformando desafios em oportunidades de crescimento
Palestra sobre os principais desafios dos últimos anos e seus impactos no turismo linguístico.
- Mesa-redonda sobre desafios atuais e oportunidades não exploradas
- Moderadores e palestrantes: Francisco Gutiérrez e Daniel Escalona
- Participantes: Guillermo Escribano (Diretor-Geral de Espanhol no Mundo) e David Gómez (Fundação Visit Valencia da Comunidade Valenciana).
13h40 – 14h00 – A importância estratégica do espanhol em nível internacional
Conversação com a Direção-Geral de Espanhol no Mundo, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, sobre projetos globais em andamento para posicionar o espanhol como ferramenta estratégica de crescimento, tanto turístico quanto social.
14h00 – 14h50 – Rumo a uma estratégia institucional: o papel das políticas públicas e da colaboração internacional
- Apresentação de boas práticas, estratégias e resultados de colaborações internacionais
- Entrevistas institucionais sobre novos projetos e acordos a serem firmados entre instituições
- Moderadora: María Córdoba
- Participantes: Nuria Vaquero (Instituto Cervantes), Scott Markham (FECEI – Federação Espanhola de Centros de Ensino de Idiomas) e Eva María Pulido (ICEX España Exportación e Inversiones).
14h50 – 16h00 – Sessão de networking para participantes com uma taça de espumante Brut.