Flórida destaca a diversidade de sua oferta turística

Continua depois da publicidade

Ação promocional visa mostrar aos brasileiros que o destino é capaz de proporcionar novas  experiências e descobertas ao viajante. Um convite ao lazer na sua melhor forma e para extensão das férias após a clássica imersão, por exemplo, nos famosos parques. Localidades ainda pouco desbravadas e repletas de atrativos inusitados, prontos para encantar e otimizar a viagem por seu território, compõem o cardápio “core and more”, que norteia a estratégia da Flórida

A Flórida ocupa lugar de destaque na lista de lugares a serem visitados ou revisitados pelo turista brasileiro. E, mesmo com a interrupção no fluxo de viagens imposto pela pandemia, a retomada e a preferência pelo destino em território norte-americano voltam a aparecer nas estatísticas. E novos pontos a serem visitados na localidade podem ser demarcados no mapa do viajante. Dana Young, Presidente e CEO do VISIT FLORIDA, afirma que os brasileiros estão entre os visitantes que permanecem por mais tempo na Flórida, “nosso foco será inspirá-los com novos destinos e experiências para explorar durante sua estada no Estado do Sol”, assinala.

Flórida - Tampa Riverwalk - Foto 1 - Crédito Emergent Media
Flórida – Tampa Riverwalk – Crédito Emergent Media

As boas perspectivas de expandir o interesse do brasileiro para localidades menos desbravadas dentro da Florida se sustentam, conforme a executiva do VISIT FLORIDA, no retorno da demanda. Com 709.000 visitantes em 2022 – um aumento de 696% em relação a 2021 – o Brasil foi novamente o terceiro mercado internacional em 2022 para o destino. Igualmente animador, é o market share do Brasil, tradicionalmente elevado. Os dados disponíveis mais recentes – de 2021 – mostram que, de todos os brasileiros que viajam para os Estados Unidos, mais da metade embarcou para a Flórida. E Young reforça que o número de assentos programados para voos diretos, entre abril e junho de 2023, também reflete essa tendência: mais da metade da oferta de assentos do País para os EUA tem como destino a Flórida.

Veja também as mais lidas do DT

O trade como aliado – O papel do trade brasileiro na venda do destino tem sido crucial para alavancar as viagens para o destino e manter a liderança ao longo dos anos. Ao reconhecer a força da parceria com o canal distribuidor de viagens, a presidente do órgão de promoção da Flórida ressalta que, em 2023, será dada continuidade às missões de vendas, treinamentos, viagens de familiarização e campanhas cooperadas “para educar o trade e incentivar a expansão da oferta de produtos da Flórida no mercado brasileiro”.

O olhar minucioso sobre mercado e o turista que parte do Brasil dá a direção para a estratégia de marketing do destino. “Continuaremos refletindo o que chamamos de abordagem “core and more” (principal e mais). Sabemos que os brasileiros adoram praias, compras e parques temáticos (nossos produtos “core/principais”), mas continuaremos a incentivá-los a experimentar atividades novas e exclusivas também (o “more/mais”)”, elucida Young.

Flórida - Tampa Bay - foto 2 - Crédito Visit Tampa Bay
Flórida – Tampa Bay – Crédito Visit Tampa Bay

Jorge Souza, diretor de Marketing da Orinter Tour & Travel, tradicional na promoção e comercialização do destino Florida no País, acrescenta que o brasileiro se mostra sensível ao elemento motivador de esticar a viagens para outras localidades no entorno, viver novas experiências no percurso e otimizar o tempo da viagem. Outro aspecto que viabiliza a proposta da ir além de roteiros tradicionais, conforme o executivo, é a malha aérea regional que disponibiliza voos a partir de Orlando e Fort Lauderdale. A oferta do destino Flórida está disponível em no site oficial.

”Com 709.000 visitantes em 2022 – um aumento de 696% em relação a 2021 – o Brasil foi novamente o terceiro mercado internacional em 2022 para o destino Flórida”, (Dona Young – Presidente e CEO do VISIT FLORIDA)

Rafaela Gross Brown, gerente de Trade do VISIT FLORIDA para Brasil, Argentina e Chile relata que a mais recente viagem de familiarização realizada com representantes do trade e da mídia brasileira ao destino, que aconteceu no final do ano passado, foi enriquecedora à medida em que mostrou não apenas natureza e atrativos para a diversão e lazer do viajante, mas também formas inovadoras de hospedagem, como casas de temporada e até cabanas. O objetivo, segundo ela, foi mostrar que a experiência mais amplificada no destino Florida é indicação para o turista de bolso e gosto variado.

Flórida - St. Augustine - foto 3 - Credito The Rodriguez Group
Flórida – St. Augustine – Crédito The Rodriguez Group

Um território, múltiplas possibilidades

A ampla cobertura da oferta turística da Flórida para os brasileiros prevê muitas aventuras para explorar, por exemplo, à uma curta distância de carro de Orlando. Para exemplificar, o VISIT FLORIDA classifica atrativos como nadar com peixes-boi em Crystal River ou passear pelas ruas históricas de St. Augustine, a cidade mais antiga dos Estados Unidos. E também há oportunidades para passeios panorâmicos perto de Miami, como dirigir pela Seven Mile Bridge em Florida Keys ou atravessar o Everglades National Park até Naples.

A presidente do órgão promocional do turismo da Florida identifica que os brasileiros estão cada vez mais interessados ​​em aventuras ao ar livre, incluindo viagens de motorhome, por isso a campanha de divulgação do destino prevê as opções ao ar livre da Flórida. “ De caiaque nas belas ilhas de St. Pete/Clearwater a paddle boarding pelos muitos canais de Fort Lauderdale, a Flórida tem muita beleza natural para os brasileiros descobrirem”, salienta Young.

Gastronomia, o sabor do destino – Outra âncora para atrair o interesse para o destino é a diversificada cena culinária da Flórida. Em junho de 2022, o Guia MICHELIN anunciou seu guia inaugural da Flórida, que inclui seleções de restaurantes de Miami, Orlando e Tampa. Em maio deste ano, o Michelin anunciará seleções adicionais para sua próxima edição. “Também temos um módulo de e-learning do Florida Travel Pro sobre o tema da culinária local”, lembra a presidente do VISIT FLORIDA.

“Estamos ansiosos para continuar a receber os brasileiros em 2023, para vivenciarem o que eles conhecem e amam na Flórida – e experimentar aspectos novos, únicos e surpreendentes do Estado do Sol” (Dana Young, Presidente e CEO do VISIT FLORIDA)

Flórida - Ensopado à crioula - Foto 4 - Credito Spark
Flórida – Ensopado à crioula – Crédito Spark

Tampa Bay, apaixonante

Um lugar que mescla natureza, preservação da vida animal marinha, muita atividade ao ar livre, esportes, museus, além de fundir o moderno de sua arquitetura urbana com prédios históricos em seu charmoso centro e a gastronomia inovadora. Aliás, restaurantes e bares se esmeram em traduzir o clima local de muita descontração, regado à vinho e cerveja, algumas de produção local, no autêntico apelo food & drink. Em tempo: Tampa é uma das três cidades da Flórida (seguida por Miami e Orlando) a ter restaurantes celebrizados com três estrelas do Guia Michelin.

Ainda assim, esse retrato seria um resumo bastante superficial do que pode ser o apaixonante mergulho nos atrativos de Tampa Bay, a Baía de Tampa que se localiza na região Centro da Flórida e se abre para o Golfo do México, pronta para receber o turista. Imagine uma localidade servida por belos canais navegáveis e que, junto a tantos parques urbanos que abriga, a exemplo do Tampa Riverwalk, ainda é interessante circuito para compras? Para os amantes do esporte, há a pesca esportiva, um jogo de futebol americano ou hóquei profissional e ainda, caminhar, remar e pedalar. E mais: a possibilidade de ingressar no mundo fantástico de um parque como Busch Gardens ou explorar o Florida Aquarium – que exibe a vida marinha na sua plenitude de preservação e espetáculo próprio e o Glazer Children’s Museum, ao longo do Riverwalk.

E por falar em equilíbrio e respeito ao meio ambiente, Tampa Bay tem áreas exemplares em seu território, entre parques e reservas naturais figuram no itinerário do turista que desembarca no destino: Hillsborough River State Park em Thonotosassa ou o Lettuce Lake Park no norte de Tampa. Vale também a visita ao Zoo Tampa.

Flórida - Everglades National Park - Foto 5 - Credito VISIT FLORIDA
Flórida – Everglades National Park – Crédito VISIT FLORIDA

Voltado para viagens no formato em grupo ou individual, Tampa é versátil. Sob medida para recepcionar famílias, com diversão garantida para todas as idades e atenção à acessibilidade, o destino também é atraente para outros perfis de viajantes.

St. Petersburg & Clearwater, o sol como guia de viagem A ‘Cidade do Sol’, como é conhecida St. Pete, destino da Flórida que espera pelo turista brasileiro, é a materialização do que preconiza trecho da letra da música da banda Jota Quest, “e se quiser saber, pra onde eu vou, pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou”. Marcada por festivais, intensa em atividades cultural e artística, além de uma vida noturna vibrante, a cidade é território para aqueles viajantes que não se contentam com o óbvio. Destino que pode, pela proximidade, ser combinado com Tampa Bay, é para chegar e relaxar. Boa e variada gastronomia e ampla oferta de cervejas artesanais são marcas de St. Pete. O passeio num mercado popular, com produtos típicos, é um bom começo para o tour ao centro da localidade, a ser complementado com apresentações de música ao ar livre ou por um espetáculo no Mahafffey Theater. E para quem o esporte une diversão e fonte de inspiração, uma dica mais do que válida é um jogo de baseball da equipe profissional Rays no Tropicana Field.

A arte tem espaço assegurado em St. Pete, como no The Dalí Museum e na muito procurada The Chihuly Collection. No museu que homenageia o pintor espanhol Salvador Dali, estão 94 óleos originais e mais de 1.300 obras em aquarela, desenhos, gráficos, esculturas e outros objetos de arte. Já o local que reúne as grandes esculturas em vidro de Dave Chihuly, precisa estar no roteiro de St. Pete, inclusive pela curiosidade quanto ao tamanho da estrutura que abriga as obras do artista.

Flórida - St. Pete Pier - Foto 6 - Crédito Chris Zuppa
Flórida – St. Pete Pier – Crédito Chris Zuppa

Clearwater – E mais ao sul, em Clearwater, a 40 minutos de St. Pete, o encontro com praia de areais de intenso branco, que se assemelham a açúcar refinado, e clima ideal para o turista que busca o sol como guia. É o cenário ideal para a prática de stand-up paddle ou parasailing. O sol nasce e se põe nessa localidade da Flórida como um espetáculo garantido, que rende sempre fotos muito exclusivas, imagens para incluir a ponte “Sunshine Skyway”. Entre os atrativos de Clearwater ainda se destaca o Parque Fort De Soto, que oferece ao viajante experiência que une praias, trilhas para caminhar, áreas para acampar e um histórico forte militar.

*Reportagem por Cecília Fazzini

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade