As imagens espetaculares registradas pelo astrofotógrafo Victor Lima em Foz do Iguaçu repercutiram internacionalmente. Além de impressionar, a sessão fotográfica da Via Láctea nas Cataratas rendeu um dos 25 melhores registros do ano.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
O site Capture The Atlas, dedicado à astrofotografia de paisagem, destacou um dos registros no Parque Nacional do Iguaçu na lista das melhores fotografias do ano. A escolha foi realizada pelo fotógrafo americano Dan Zafra, que é especialista e renomado neste segmento. A seleção completa você confere clicando aqui.
A lista conta somente com profissionais já conhecidos na astrofotografia. Victor Lima revelou que sempre acompanhou a seleção e tinha vontade de um dia estar nela. “Estava na expectativa de aparecer na listagem há algum tempo, sempre acompanhei. Eu e Dan já nos seguíamos no Instagram e entrei em contato para ele ver os meus registros.”
Victor também falou sobre a honra de ser o único brasileiro a aparecer na lista. “Mostra que tudo está valendo a pena. O investimento que a gente faz de tempo, de recursos. É muito difícil, é uma área difícil, não tem muito espaço aqui no Brasil, mas eu tenho lutado bastante e ver o meu nome numa lista que tem nomes com referências mundiais no assunto é uma satisfação muito grande, uma honra de estar levando o nome do Brasil.”
O fotógrafo acredita no potencial dos brasileiros. “Fico ansiando para ver mais brasileiros nesse tipo de lista. Uma das coisas que eu faço é ministrar workshops, dar cursos nesse ramo da fotografia e eu espero que tenhamos muitos outros fotógrafos do Brasil participando de listas internacionais como essa.”
Veja também as mais lidas do DT
Em relação à fotografia escolhida, Victor fala que é uma de suas preferidas, mas que não tem como eleger a principal. “Fotografia para fotógrafo é igual filho, é difícil e não tem como escolher somente uma. Tenho um carinho especial por todas e nem sempre as que foram mais difíceis de fotografar são as suas melhores”.
Assim que divulgadas, as fotografias ganharam destaque mundial nas redes sociais. Foram milhares de compartilhamentos e elogios para a combinação da Via Láctea com o maior conjunto de quedas d´água do mundo.