‘As novidades da França para 2023‘ foi o tema da Conferência de Imprensa que aconteceu nesta segunda-feira (6), em ambiente virtual. Organizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo da França, a Atout France do Brasil, a França encabeça a lista dos países mais visitados do mundo e se aproxima dos 100 milhões.
Jornalistas, blogueiros e influenciadores terão uma overdose de assunto e pautas para desenvolverem este ano, pois Caroline Putnoki, diretora América do Sul da Atout France e Manuel Flahault, diretor geral para América do Sul da Air France não economizaram nas novidades.
Por Paulo Atzingen*
Flahault reforçou a vocação turística do país cravando que a França em breve atingirá os 100 milhões de turistas e obterá índices superiores aos de 2019, antes da pandemia global.
“Observamos um crescimento de turistas na AL. Estou bastante confiante nessa recuperação. Atualmente temos os maiores números globais”, disse, se referindo aos da França. Segundo ele, a companhia aérea no primeiro semestre deste ano atingirá índices entre 90% a 95% da capacidade em assentos-quilômetro disponíveis, mas no segundo semestre os percentuais ultrapassam os 95% atingindo picos próximos a 100%. “Antes da pandemia tínhamos 27 voos. Estamos quase no mesmo patamar antes da Covid-19, com 25”, destacou.
Dentre as novidades, Manuel destacou o recente lançamento de cabines de classe Business em voos de longa distância da companhia. “São as novas cabines de classe Business em voos . Elas estarão disponíveis em 12 aeronaves Boeing 777-300ER em voos do Rio de Janeiro e de Nova York. Iniciaremos com cinco voos semanais”, enfatizou. A outra é o lançamento no dia 5 de maio de um voo de Belém do Pará para a França, com conexão em Cayenne, capital da Guiana Francesa.
Veja também as mais lidas do DT
“Nossa maior novidade é este lançamento. Este novo voo vai sair de Belém, semanalmente, aos sábados, com destino a Cayenne. É uma ótima conexão para os passageiros do nordeste brasileiro, sem ter que conectar fortaleza, Rio ou São Paulo. Estamos com esperança que seja um sucesso”, disse.
Programa de Sustentabilidade
Manuel reforçou que a Air France está consciente de seu papel no contexto ambiental global e que a meta é zerar as emissões líquidas de CO2 até 2050.
Dentre as várias iniciativas da companhia aérea, há um plano de modernização e renovação das frotas da Air France e da KLM com aeronaves de última geração, emitindo de 20% a 25% menos CO2 em comparação com suas antecessoras.
“O uso de Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês) também é uma maneira do Grupo Air France-KLM reafirmar seu compromisso em tornar o setor da aviação mais sustentável”, afirmou. “Nossa indústria precisa dar um passo a mais e todas as ações são tomadas em cima de dados científicos e de forma transparente, o que é fundamental para sanar as dúvidas dos nossos clientes”, reforçou.
Uma França caleidoscópica
Se esses três motivos para visitar a França – beber o vinho de Bordeaux, visitar o museu do Louvre, ou subir à Torre Eiffel, eram suficientes, agora, existem 23 motivos. E esses motivos foram detalhadamente apresentados por Caroline Putnoki, após a apresentação de Manuel Flahault.
Caroline apresentou um a um os 23 motivos e fez comentários individualmente de cada um deles.
Ela começou com os eventos provavelmente mais emblemáticos, como o 50º aniversário de Pablo Picasso, que acontece no dia 8 de abril e terá duas mostras em museus diferentes. O primeiro no Musée National Picasso de 7 de março a 27 de agosto e o segundo no Musée Picasso d’ Antibes, de 8 de abril a 25 de junho.
O segundo motivo mais importante para visitar a França em 2023 é o aniversário de 400 anos do Palácio de Versalhes (em francês: Château de Versailles), um castelo real localizado na cidade de Versalhes, próximo a Paris.
O centenário da morte de Gustave Eiffel, que dispensa apresentações, também encabeça a lista. Alexandre Gustave Eiffel, engenheiro responsável pela construção da Torre Eiffel, morreu em Paris, 27 de dezembro de 1923).
Nomes universais da pintura, da poesia e das artes em geral estão ligados a Paris como se fossem sinônimos. Um desses é Van Gogh que mudou para Paris em março de 1886. Segundo a wikipédia, o pintor dividiu um apartamento com seu irmão Theo na Rua Laval em Montmartre, indo estudar no estúdio de Fernand Cormon. “Comemoraremos o 170º aniversário de Van Gogh”, adiantou Putnoki.
Outro nome que associamos à cultura francesa é Jean-Baptiste Poquelin (mais conhecido como Moliére). Moliére nasceu em Paris, em 15 de janeiro de 1622 e ali morreu no dia 17 de Fevereiro de 1673. Foi um dramaturgo francês, além de ator, considerado um dos mestres da comédia satírica. O ano de 2023 marca o 350º aniversário da morte de Molière.
Minha Pátria minha Língua
O valor da Língua Francesa e suas relações culturais, sociais e econômicas também serão comemorados na A Cité internationale de la langue française, que será inaugurada na primavera de 2023 (em abril). O evento, totalmente dedicado à língua francesa e ao mundo fancófono (países que falam o francês), acontece em Villers-Cotterêts, uma comunidade francesa na região de Aisne.
Ver navios
De 8 a 28 de junho acontece um evento em Rouan, a capital da Normandia, região no norte da França. “É uma cidade importante, a principal da Normandia”, lembra Caroline. “Nesse evento os visitantes poderão admirar os maiores e os mais bonitos navios do mundo. Um evento acessível, gratuito. Serão cerca de 50 navios e um público estimado em 6 milhões de pessoas”, prognostica Caroline.
País da síntese e da vanguarda na moda, acontece de setembro de 2023 a abril de 2024, no Museu de Arte Decorativa de Paris, a exposição “Moda e Esporte”, já na perspectiva das Olimpíadas de 2024. “São seleções de fotografias, designers da moda Chanel, La Coste, unindo Moda e Esportes”, adianta Caroline.
Arte conceitual e maior planetário
Após mais de trinta anos de grande expectativa, a Maison Gainsbourg abrirá suas portas ao público em 2023. (Maison Gainsbourg). Segundo Caroline, trata-se de um mergulho, na arte conceitual, na literatura e na liberdade que só os bares parisienses oferecem.
Para quem ama ciência, Centro Europeu do Vulcanismo é um parque localizado em Saint-Ours-les-Roches, a 15 quilômetros de Clermont-Ferrand, na França. Ali se encontra o maior planetário da França e sua abertura está prevista para abril de 2023.
Le Grand Tour
“Na primavera francesa acontece também o Le Grand Tour, uma imersão histórica, uma espécie de viagem-espetáculo, de mais de mais de 4000 km. O trem atravessa várias regiões da França, Champagne, Borgonha, Alpes. Um tour de 6 dias e 5 noites”.
Investimentos
As novidades alcançam também os investimentos em hotelaria e infraestrutura na França.
Já em março, o Maison Delano será aberto em Paris; o Carlton, será inaugurado em abril, em Cannes. O Maisons du Monde Hôtel&Suites será aberto em Marseille neste ano. Já o Hôtel Le Balzac abre em dezembro, em Paris.
Caroline anunciou, quase ao final, que a Cidade Luz concorre como Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco na categoria “A Arte de Viver nos Cafés Parisienses”.
Se viver é uma arte, viver na França é uma obra-prima.
*Paulo Atzingen e jornalista e fundador do DIÁRIO DO TURISMO