A economia da França sofreu outra contração no fim de 2020 devido ao aumento das restrições para limitar a propagação da pandemia do coronavírus.
Dow Jonenes – Newswires (Paris)
A segunda maior economia da zona do euro teve queda de 1,3% durante o quarto trimestre, após um crescimento revisado para cima de 18,5% no terceiro trimestre, informou a agência de estatísticas francesa Insee em sua primeira estimativa para o período.
Economistas ouvidos pelo “The Wall Street Journal” previam uma contração de 4,1% no período.
Em uma base anualizada, a economia teve queda de 5,0%, disse o Insee.
“Embora as restrições no segundo bloqueio pandêmico tenham sido menos abrangentes do que no primeiro, o tamanho da contração do PIB – um décimo da queda registrada no primeiro bloqueio – é uma boa surpresa”, disse Tullia Bucco, economista do UniCredit. “Mas a perspectiva de curto prazo permanece nublada pela incerteza devido ao ressurgimento do número de infecções e atrasos no programa de vacinação em massa”, disse Bucco.
O potencial aperto das restrições para limitar a propagação do vírus dá suporte à expectativa do UniCredit de que o PIB deve registrar uma nova contração no primeiro trimestre deste ano, diz a analista.