Aos 17 anos ele ganhou uma bolsa para jogar tênis e estudar nos Estados Unidos. Fez faculdade de Engenharia Industrial e passou quatro anos estudando e jogando. Participou de torneios de tênis no país e no exterior, foi campeão em alguns deles, até cumprir a sina de cinco entre dez tenistas: se machucar e sair de competições de alto nível. Com 24 anos Francisco Sigaud tem MBA em Finanças, faz pós-graduação em sustentabilidade corporativa em Harvard e é diretor de desenvolvimento e relacionamento do Club Med Academies. O DIÁRIO o entrevistou, acompanhe:
DIÁRIO – Qual é a essência do Club Med Academies?
FRANCISCO SIGAUD – O mais significativo desse projeto é que o esporte é uma ferramenta para tirar o melhor do individuo. A gente percebe crianças que têm o sonho de serem profissionais e outros que têm o sonho de serem engenheiros, músicos… Usamos essa mescla de educação inovadora com o esporte para tirar o melhor do individuo e fazer com que ele entenda qual é o seu potencial e que possa decidir o seu futuro.
DIÁRIO – Como é desenvolver o conceito Saúde em um país onde é muito forte a cultura do Fast Food?
FRANCISCO SIGAUD – Desafiador e estimulante. Os Estados Unidos é um país que busca cada vez mais a saúde, seja em nível individual ou coletivo, apesar da fama de ser o país do fast food, com pessoas obesas etc. Eu acho que é um país que está muito voltado ao esporte e cada vez mais tenta focar no bem-estar e usar o esporte como objetivo para, não só estética, mas com enfoque para a educação, principalmente para os pequenos. O americano tem muito essa cultura de usar o esporte como uma ferramenta para conseguir tirar o melhor do individuo, tanto que eles têm grandes escolas, não só as high schools mas também universidades com departamentos atléticos muito bem formados.
Clientela: chineses, japoneses, brasileiros e pessoas dos países emergentes |
DIÁRIO – Quais são as principais nacionalidades recebidas no Club Med Academies?
FRANCISCO SIGAUD – Fizemos grandes parcerias com a China, com o Japão e com países da América Latina, mas temos também bastantes europeus. O europeu tem um perfil não muito parecido com o nosso. Eles acabam mandando crianças para internatos desde jovens, entao acabamos recebendo crianças europeias muito novas.
Estamos bastante focados em países emergentes, onde a camada mais rica da sociedade realmente dá muita importância à educação, buscam essa inovação pela educação e estão realmente querendo que os filhos possam se formar em grandes faculdades. Países emergentes, como o Brasil, a China, Rússia, Índia. Nestes países emergentes identificamos pessoas com um poder aquisitivo relativamente alto e que os pais têm a intenção de mandar os filhos para os Estado Unidos para conseguir uma boa formação e voltar para o país deles e fazer algo grande por sua terra. É um investimento de médio prazo.
DIÁRIO – Você disse que existem grandes empreendedores, grandes empresários que fazem uma espécie de test-drive no Club Med Academies…
FRANCISCO SIGAUD – Sim, temos muitos, mas o exemplo mais típico é o do presidente da Kellogs que acabou passando uma temporada com a gente fazendo um trabalho de coaching junto com esporte. Ele queria fazer e sentir na pele o que o esporte pode auxiliar no desenvolvimento do individuo, a questão de determinação, de foco, objetivos, e tudo isso a gente conseguiu agregar em um programa que foi: metade do dia esporte e metade aulas teóricas focadas em coaching.
DIÁRIO – Vocês têm clientes brasileiros que vão pra lá regularmente, levam os filhos… Quais os números do Brasil?
FRANCISCO SIGAUD – A gente abriu o mercado brasileiro no ano passado com iniciativas dentro de clubes, trata-se de um mercado com um potencial muito grande. O brasileiro tem uma necessidade disso, desse trabalho esportivo de uma maneira mais profissional que não existe, eu acho, no país. A gente cresceu esse ano 18% a 25% sendo que o mercado brasileiro provavelmente nos proporcionou 15%, ou até mesmo 20% desse crescimento.
Club Med Academies está a 45 minutos do Aeroporto Internacional de West Palm Beach |
DIÁRIO – Como é a receptividade? O Academies é um produto novo?
FRANCISCO SIGAUD – É um produto muito novo. Estou impressionado como o brasileiro tem essa necessidade, parece que tem esse desejo cada vez mais e, como não temos isso no país, e a maneira de ensinar é muito individualizada, ao mesmo tempo com a qualidade muito boa, é um negócio que eu estou impressionado. Os números para 2015 e 2016 serão muito bons graças ao mercado brasileiro. O Brasil foi o mercado que mais nos ajudou a crescer. O pais estará respirando esporte até as Olimpíadas de 2016 e queremos nos beneficiar dessa onda.
Serviço:
Club Med Academies
4500 SE Pine Valley ST
Port Saint Lucie, Florida 34952
45 minutos do Aeroporto Internacional de West Palm Beach (PBI)
www.clubmed.com
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