Genius: PBTur lança plataforma de dados turísticos da Paraíba

Continua depois da publicidade

A PBtur lança o Genius – Painel de Inteligência de Dados Turísticos da PBTur; saiba mais sobre a plataforma

Nesta terça-feira (19), a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) lançou o Genius – Painel de Inteligência de Dados Turísticos da PBTur. Essa plataforma reúne dados sobre o setor turístico, como o fluxo de passageiros que chegam e saem do estado da Paraíba. Assim como a taxa de ocupação dos meios de hospedagem, o mercado de trabalho relacionado ao turismo e as finanças públicas destinadas à atividade.

O painel foi apresentado em uma coletiva de imprensa, com a presença do presidente da PBTur, Ferdinando Lucena; da secretária de Turismo do Estado, Rosália Lucas; do secretário executivo de Turismo, Delano Tavares. Além do presidente da ABIH, Rodrigo Pinto; do Diretor da Aena, Jorge Odir; de Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB.

Assim como de Eurico Sprakel, analista de Planejamento do IBGE; do Diretor de Marketing da PBTur, Allan Sales, e do gestor de Inteligência de Mercados, Competitividade e Inovação da PBTur, Marcus Abrantes.

Saiba mais sobre o Genius e alguns dados que a plataforma apresenta

O Genius já pode ser acessado pelo site. Para saber informações mais detalhadas em cada tópico, é preciso clicar no período (ano/mês) e ele mostra a comparação referente ao outro ano. Além disso, conforme nota oficial enviada ao DT, a ferramenta também irá disponibilizar mensalmente boletins, com a análise dos dados.

De acordo com os dados do Genius, o Aeroporto de João Pessoa registrou 1.231.689 passageiros em 2022. Já este ano, de janeiro a novembro, o número aumentou para 1.282.272 passageiros. Totalizando assim 2.513.961 embarques e desembarques no aeroporto Castro Pinto nos 2 anos.

Por sua vez, o Aeroporto de Campina Grande registrou 133.809 passageiros em 2022, e entre janeiro e novembro de 2023, o fluxo total foi de 200.257 passageiros. Ou seja, um aumento de mais de 66 mil em comparação com o ano anterior.

No que se refere ao mercado de trabalho, os dados da Junta Comercial também são positivos. Isso porque em 2022, o saldo de empregos com carteira assinada no comércio foi de 4.600. Até novembro de 2023, esse número aumentou para 6.000 empregos. Além disso, em 2023, o número de empregos em restaurantes permaneceu positivo, com um saldo de 723, e o setor de transportes contabilizou 607 empregos.

Além disso, a taxa de ocupação hoteleira também se manteve na média do ano de 2022. Entre janeiro e dezembro do ano passado, a média de ocupação foi de 66,44%. No entanto, em 2023, a média até novembro foi de 67,93% em João Pessoa. Já a análise do período completo será concluída em 2024, com os dados referentes a dezembro.

Veja também as mais lidas do DT

Autoridades comentam lançamento do Genius

De acordo com Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, com a divulgação dos dados do Genius, já é possível perceber que o turismo na Paraíba tem estado em alta. Além de que as estratégias de promoção e os investimentos do governo estadual têm dado resultado.

“Os gestores públicos, o trade turístico e outras autoridades vão poder acompanhar de forma mais eficiente o fluxo dos turistas e planejar ações para aprimorar o acolhimento aos visitantes”, ressaltou o presidente da PBTur.

Por sua vez, o gestor de Inteligência de Mercados, Competitividade e Inovação da PBTur, Marcus Abrantes, destaca que, em 2024, a equipe também fará pesquisa de campo sobre satisfação dos turistas. Assim como eventos e nichos específicos do setor. “O Painel está em sua primeira fase e aos poucos novas informações serão acrescentadas. Essas outras pesquisas também irão nortear as tomadas de decisões, dando informações concretas de onde devemos melhorar e investir para atrair mais turistas e investidores”, disse.

Rosália Lucas, secretária de Turismo e de Desenvolvimento Econômico da Paraíba, comenta que os dados disponíveis no Painel são apenas o início da estratégia da Setde e PBTur de tornarem públicas as informações do turismo na Paraíba. “Com essa iniciativa, pretendemos fortalecer o setor, atrair mais visitantes e gerar mais renda para o estado”, comentou.

Genius conta com informações de outros portais

A base de dados leva em consideração informações oriundas dos seguintes bancos de dados: Aena, Junta Comercial e Portal da Transparência. Além disso, parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sebrae, Fecomércio, IBGE e Rede Brasileira de Observatórios de Turismo.


EDIÇÃO DO DT (CF) com PBTur.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade