Com excelente avaliação no Tripadvisor, JO&JOE Rio vigora como como um dos melhores hostels do Brasil e foi premiado recentemente como o mais sustentável do mundo pelo Hoscar Awards 2025. Localizado no paraíso verde do Largo do Boticário, rodeado por Mata Atlântica, o empreendimento foca na missão de minimizar impactos ambientais e mostrar que é possível viajar de forma mais sustentável.
Ao todo, o hostel que é de propriedade da marca Accor, oferece 80 Apartamentos, sendo 65% privativos e 35% compartilhados.
Em entrevista ao DIÁRIO DO TURISMO, Bianca Chaves, Gerente Geral do JO&JOE Rio, detalhou como é o trabalho minucioso do hostel para obter resultados tão expressivos para a hotelaria brasileira e fez sua avaliação sobre o atual momento do setor. Acompanhe!
DIÁRIO – A sustentabilidade é um dos pilares do JO&JOE Rio e foi essencial para a conquista do Hoscar Awards. Quais são as principais práticas adotadas pelo hostel e como elas impactam a experiência dos hóspedes?
Pensamos as iniciativas visando todo o ciclo de hospedagem, como por exemplo, não compramos/usamos a produtos de plástico uso único, temos copos de papel / EcoCopos nos eventos , que podem retornar ao final do uso, o que reduz significativamente o volume de lixo.
Fazemos segregação do lixo para facilitar a coleta de reciclagem, além da coleta de Óleo e gestão do lixo sólido com empresas especializadas (feito Manifesto junto ao INEA). Também 80% dos produtos de limpeza possuem ABNT NBR ISO 14020:2002 e ABNT NBR ISO 14024:2004 – isto é, atendem a critérios ambientais.
Temos treinamento com STAFF sobre sustentabilidade e sobre a Floresta da Tijuca (fauna e flora) , onde estamos inseridos. Desde a construção e reforma do JO&JOE esta foi uma preocupação – tanto que temos a certificação Green Building Council Brasil.
DIÁRIO – O setor de hospitalidade ainda enfrenta desafios para implementar ações sustentáveis de forma ampla. Na sua visão, quais são as maiores barreiras para a adoção de práticas ESG na hotelaria e como superá-las?
O custo dos itens com selos verdes ou tecnologias de materiais biodegradáveis em sua maioria são maiores no mercado – o que num primeiro momento assusta o investidor. Mas os hóspedes individuais e o corporativo que valorizam as práticas ESG, priorizam as hospedagens que possuem certificações sustentáveis.
Já existem métricas de várias instituições mostrando esta tendência. Seja pelo caminho socioambiental ou pelo econômico, é preciso agir. Não há outro caminho, não é uma opção!
![](https://cdn.diariodoturismo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Jojoe_alta30-2.jpg)
DIÁRIO – Além da questão ambiental, os aspectos sociais e de governança também são fundamentais dentro das diretrizes ESG. Como o JO&JOE Rio se posiciona nessas áreas e quais ações se destacam?
Pelo olhar da Governança, fazemos parte do grupo ACCOR, onde atuamos com fornecedores homologados, que passam por vários critérios de Compliance. Sempre priorizamos fornecedores locais, ovos de galinhas livres. Temos uma ferramenta interna para mensurar mês a mês todos os índices de água, luz, gás e assim montar planos de ação na redução.
Olhando pelo lado Social, sempre buscamos uma equipe com muita diversidade – 21% da equipe se auto declara LGBTQIAPN+. Promovemos evento de empregabilidade e Pink Brunch, além de palestra sobre o tema para equipe com consultores do tema. Recebemos para visita, projetos sociais com crianças que querem conhecer sobre o Largo do Boticário e saber como é o funcionamento de um hotel.
Ver essa foto no Instagram
DIÁRIO – Para jovens profissionais que desejam seguir carreira na gestão hoteleira com foco em sustentabilidade, quais conselhos você daria e quais habilidades são mais valorizadas no mercado hoje?
É importante estar sempre se atualizando sobre o tema, existem muitos cursos interessantes com diferentes olhares para ESG. Ano passado fiz um curso pela USP / ESALQ , que me ajudou muito a ampliar o olhar sobre o tema e as ações que poderíamos implantar no hotel. E vamos continuar com força e novidades para 2025.
DIÁRIO – Qual o perfil do público e sua procedência?
Temos um perfil bem variado de pessoas hospedadas no JOE, sendo por interesses de patrimônio histórico, pela arquitetura e claro, pelo lifestyle do local. Temos um calendário de eventos para todas as tribos, além de preços justos e integração com a cultura local e natureza que atrai nosso público. A grande parte do público é nacional mas temos um share alto de franceses e argentinos.
DIÁRIO – Bianca, fale sobre sua carreira, sua formação profissional e quais experiências considera mais importantes para chegar à posição de Gerente Geral?
Sou formada em Turismo e Hotelaria, fiz especializações de Gestão de Pessoas, Inovação e Liderança , ESG. Em paralelo estudando e aperfeiçoando idiomas.
Comecei como recepcionista na marca ibis, participei do processo de Trainee Accor, que me trouxe uma vivência de todos os setores no hotel – fundamental para uma Gerência assertiva. Também atuei em hotéis Midscale e Lifestyle. Toda essa bagagem me fortaleceu para assumir a abertura e implantação JO&JOE RIO.