REDAÇÃO DO DIÁRIO
Em visita à redação do DIÁRIO nesta quarta-feira (3), a diretora de turismo da River Global, Gisela Martins Perez, trouxe boas notícias dos estados do Sul dos Estados Unidos, estados esses que integram a Travel South USA, entidade que ela representa. A primeira boa notícia é que esses estados ainda mantém intactos suas origens e tradições e “resistem” à onda de pasteurização, característica quase que inerentes aos Estados Unidos. “O turista brasileiro quando procura os estados que a Travel South Usa representa, Alabama, Geórgia, Lousiana, Carolina do Sul, Tenesse e New Orleans, vão em busca das belezas naturais, da gastronomia e da música”, enumera Gisela. “O Tennessee, por exemplo oferece um cenário musical diversificado, do Alabama vieram grandes nomes do Blues, e a Geórgia é o Berço do do Hip-Hop e tem uma forte indústria cinematográfica”, rememora a executiva que tem experiência comprovada em inúmeras operadoras de viagem e conhece muito bem a região.
Gisela também lembrou que esses seis estados, por meio da Travel South USA, participam de um programa de divulgação no Brasil e querem investir em promoção a partir de 2017. “É um ano, que, aparentemente todos estão apostando. Com a retração experimentada nesses últimos dois anos, 2017 será um ano de grandes investimentos em viagens e em promoção”, afirma sob a ótica do viajante e dos promotores.
Veja também as mais lidas do DT
A executiva lembra que os destinos tradicionais dos Estados Unidos, como Orlando e Nova York estão muito caros e, além disso, os operadores tanto do Brasil como dos EUA têm montado pacotes e roteiros integrados, que saem do padrão. “Está muito fácil (e barato) sair de Miami e rodar para outros estados do sul dos Estados Unidos. Nada se compara aos preços de Miami”, pondera.
Duas vertentes
Representando há dois meses a Travel South USA, Gisela acrescentou que sua missão agora é promover, fomentar e encorajar viagens para e dentro desses Estados . “Muito trabalho tem que ser feito. A River Global tem duas vertentes importantes junto a esses destinos, que é a conta para investimentos (empresas que queiram se instalar lá) e a conta de turismo (viagens a lazer ou a negócios)”, explicou. Segundo ela, no último ano de 2015 cerca de 100 mil brasileiros visitaram e conheceram o sul dos Estados Unidos.
“Mesmo com esse cenário recessivo, os americanos têm consciência que as ações têm resultado a médio e longo prazo. Resultado a curto prazo não é um resultado consolidado”, sintetiza.
Travel South USA
Criada em 1965, a Travel South USA é a organização oficial de marketing regional para os estados do Sul dos Estados Unidos. Sua missão é promover, fomentar e encorajar viagens para e dentro dos Estados de Alabama, Geórgia, Louisiana, Carolina do Sul, Tennessee e New Orleans. Os seis Estados que participam do programa de divulgação no Brasil.