A GOL Linhas Aéreas comemora esse mês os 16 anos desde o início de suas operações. O primeiro voo foi realizado no dia 15 de janeiro de 2001. No decorrer de sua história, a companhia evoluiu e alcançou a posição de maior aérea do país, com mais de 360 milhões de passageiros transportados, em 3,2 milhões de voos realizados.
Durante os 16 anos de atividades, a companhia transportou 365 milhões de passageiros em mais de 3 milhões de voos, além de 5,5 milhões que voaram em aéreas parceiras da brasileira. No decorrer dos anos, nas aeronaves foram distribuídas 22,9 milhões de revistas da empresa. Também neste período o primeiro comandante da Gol, que hoje é coordenador de treinamento de pilotos, ultrapassou 15 mil horas de voo.
“Ao longo desses 16 anos, conseguimos aliar segurança, eficiência e uma malha que atende às necessidades dos nossos clientes, sejam a negócio ou a lazer. Além disso, investimos em produtos e serviços, como disponibilizar a maior oferta de assentos com mais espaço, com o GOL+ Conforto em voos domésticos e a Classe GOL Premium no internacional; assim como o lançamento do wi-fi a bordo, em outubro do ano passado. Nosso foco permanecerá no aprimoramento constante do nosso atendimento, para que cada vez mais a companhia seja a primeira opção do cliente”, disse Alberto Fajerman, diretor-executivo de assuntos corporativos da GOL, ao DIÁRIO.
Veja também as mais lidas do DT
Democratização
A trajetória da GOL participou do que inicia um processo de democratização do setor aéreo brasileiro, iniciativa que possibilitou que mais de 17 milhões de clientes voassem pela primeira vez. Nesse período a companhia também realizou mais de 204 milhões de operações somente na ponte aérea Rio-São Paulo, sendo hoje a aérea com a maior oferta de assentos neste trecho, e por meio das parcerias com diferentes empresas aéreas do mundo inteiro, permitiu que 5,5 milhões de passageiros voassem para os mais variados destinos internacionais.
Atualmente são mais de 15 mil funcionários que trabalham para oferecer tecnologia e serviços que proporcionem a experiência de voo aos clientes. Um dos resultados dos números foi a conquista da liderança em pontualidade no mercado brasileiro em 2016, segundo dados da OAG (Official Airline Guide), empresa especializada e independente para monitoramento de pontualidade mundial.