A GOL Linhas Aéreas acaba de anunciar que obteve o certificado IEnvA – IATA Environmental Assessment -, ou Avaliação Ambiental IATA.
EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências
——————————-
A comprovação, concedida pela Associação Internacional de Transportes Aéreos, coloca a GOL num seleto rol de 13 companhias aéreas mundiais detentoras dessa certificação, sendo a única empresa brasileira da lista. Alocada no Estágio 1, a GOL atesta, dessa forma, que desenvolveu uma política ambiental sólida e estabeleceu suas responsabilidades ambientais, inclusive de sua liderança.
Diferentemente da certificação IOSA (Auditoria de Segurança Operacional IATA), que a GOL detém desde 2008 e é obrigatória, a IEnvA nasce de uma afiliação opcional. A Companhia se inscreveu nesse sistema de responsabilidade ambiental em 2019, justamente por ser a sustentabilidade um dos seus pilares, assim como o propósito de “Ser a Primeira para Todos”.
Sabidamente, as companhias aéreas são grandes consumidoras de energia, na forma de combustível líquido, uma demanda inerente às operações do setor. E, embora não sejam proprietárias de aeroportos em que operam com pousos e decolagens, têm uma responsabilidade solidária com a vida humana, animal e vegetal dos ambientes em que os aeroportos estão inseridos e do espaço aéreo.
Com o Estágio 1 da IEnvA, a GOL identifica suas questões ambientais e assume as obrigações de conformidade para com elas. Tal compromisso engaja integralmente a alta administração da GOL, que se incumbe de garantir recursos e a execução da gestão ambiental na empresa, de forma transversal, atingindo todas as áreas, sem exceção. Entre os pontos relevantes, estão a total atenção às mudanças climáticas, aqui embasada na busca pelo consumo consciente de combustível e redução de emissões de gases de efeito estufa, e o tratamento de resíduos, uma maneira de frear seu impacto no clima, no ar que respiramos, na fauna e flora.
“A partir de agora, e dentro de um prazo de 24 meses, a GOL almeja conquistar o Estágio 2 da IEnvA, que assegura a completude do sistema de gestão ambiental na Companhia – algo que começará a ser pleiteado no final de 2021”, diz a nota.