Ponte da Amizade reabre e anima negócios na região

Continua depois da publicidade

Foi reaberta nesta quinta-feira (15) a Ponte da Amizade, depois de quase sete meses interditada em virtude da pandemia de Covid-19. A ponte liga Foz do Iguaçu (PR) no Brasil à Ciudad del Este, no Paraguai.

EDIÇÃO DO DIÁRIO com agências


Nesta primeira etapa, a liberação ocorre das 5h até as 14h. Com a adoção de horário de verão no Paraguai, os dois países estão com o mesmo fuso horário. Embora inicialmente anunciada como aberta para moradores fronteiriços, por se tratar de cidades-gêmeas, a migração paraguaia informou que não tem como fiscalizar a origem de quem entra no país.

A reabertura era uma das principais reivindicações da população local por causa da interdependência econômica da região. Uma das apostas é a retomada do turismo de compras, com a adoção de todos os protocolos sanitários.

“Estamos bastante confiantes de que o turismo, vocação natural de Foz do Iguaçu, ganhará um forte impulso com a reabertura, que representa uma esperança para a economia local e para nossa gente”, diz o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna. E acrescenta: “Com segurança, vamos conseguir vencer esse desafio”.  Os compradores brasileiros movimentam 90% do comércio paraguaio. Em alguns setores do comércio de Foz, os paraguaios representam 30% da movimentação.

Veja também as mais lidas do DT

Portarias

Em edição extraordinária do Diário Oficial da União, em 14 de outubro, a Portaria 478 autoriza, na prática, a circulação de paraguaios na Ponte da Amizade.

A restrição para a entrada de estrangeiros por rodovias, por outros meios terrestres ou por transporte aquaviário, foi estendida por mais 30 dias.

Já pelo protocolo do governo paraguaio, pedestres não poderão entrar no país vizinho, só poderão circular em veículos. A medida vale inicialmente por 15 dias.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade