Valor Econômico
A Smiles fará um adiantamento à Gol no valor de R$ 1,2 bilhão, para uso futuro na aquisição de passagens aéreas de emissão da GLA, empresa controlada pela Gol. O acordo foi aprovado por unanimidade pelo conselho de administração da Smiles e pelo comitê independente da companhia, formado por membros independentes.
O acordo tem duração de três anos. Em contrapartida ao adiantamento, a Gol vai oferecer à Smiles um desconto médio de 11% nos preços das passagens aéreas no resto do ano de 2020. Até 30 de junho de 2023, a Gol vai garantir para a Smiles a venda de um percentual mínimo de passagens em tarifa promocional.
Veja também as mais lidas do DT
O saldo dos créditos que não forem usados na compra de passagens aéreas serão remunerados a uma taxa equivalente a 115% do CDI, que incidirá sobre o montante do desembolso desde a data que for transferido à GLA até a sua efetiva amortização.
Com o desconto e a tarifa promocional, a Smiles espera uma economia, nos próximos três anos, de R$ 85 milhões com o resgate de passagens aéreas e com o surgimento de novas fontes de receita.
O acordo prevê o desenvolvimento de um produto compartilhado que vai permitir aos clientes da Gol usar milhas da Smiles para pagar a taxa de embarque de voos nos canais de venda da empresa aérea, entre outros benefícios. O acordo também assegura o direto da Smiles de manter a exploração do Clube Smiles até o término dos contratos operacionais entre as empresas, ou seja, até 2032.
De acordo com fato relevante, a operação é um investimento estratégico e incremental para a Smiles e sua geração de valor decorre da manutenção dos negócios da empresa e da sua geração de caixa atual e futura através do fortalecimento da GLA.