Idealizada pelo Ministério do Turismo, a Agência de Notícias compõe o portal dedicado à pasta
Quem visita o portal do Ministério do Turismo a partir de agora poderá ter acesso a informações jornalísticas sobre o turismo de todos os estados, municípios e Distrito Federal. Nomeada Agência de Notícias do Turismo, a área no site foi uma criação do Ministério do Turismo em parceria com o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur).
De acordo com nota expedida para a imprensa, o MTur explica que o objetivo é valorizar as potencialidades regionais, dando visibilidade as diversas experiências turísticas que o Brasil oferece – sol e praia, náutico, ecoturismo, afroturismo, de base comunitária.
Veja também as mais lidas do DT
Além disso, a pasta quer movimentar o segmento por meio da internet às vésperas do Salão Nacional do Turismo, que acontecerá de 15 a 17 de dezembro no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, a união dos entes federativos fortalece a atividade turística como um todo. “Juntos, somos mais fortes e o turismo precisa dessa força conjunta, para ter a visibilidade que merece. Somos o segundo setor que mais gera emprego e renda no país, ficando atrás apenas da construção civil. Essa união vai ajudar a contribuir, ainda mais, com a geração de emprego e renda”, comemorou.
Os portais das secretarias estaduais e municipais também publicarão, voluntariamente e de acordo com o critério de cada gestão, as matérias publicadas no Portal do MTur. O secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, celebrou a nova iniciativa. “Esse espaço possibilitará a divulgação das notícias dos destinos com agilidade, eficiência e credibilidade. Brasília tem muito a ser divulgada e este canal será uma ferramenta de excelente colaboração. Contam com o meu apoio e com o trabalho do GDF nas notícias da nossa capital!”, declarou o secretário do DF.
Para o presidente da Anseditur, Alexandre Pereira, a ação incentiva as secretarias municipais associadas a compartilhar suas riquezas, principalmente relacionadas ao Salão Nacional do Turismo.
“Ao vender o Brasil regionalmente, evidenciamos não somente a diversidade de paisagens, mas também a riqueza de nossa herança histórica e a autenticidade de nossas tradições. Essa abordagem inovadora abrirá portas para o crescimento do turismo, revelando ao mundo o verdadeiro potencial do país”, afirma Alexandre Pereira, presidente Anseditur.
O espaço de divulgação das notícias de todas as Unidades da Federação também é aprovado pelo secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes. “Esta é mais uma ótima iniciativa do Ministério do Turismo no sentido de facilitar a divulgação dos destinos e atrativos dos estados para todo o país. E o Paraná abraça este projeto para mostrar aos brasileiros o que temos a oferecer”, comentou.
Para o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), Ian Ribeiro, a parceria vai permitir de forma mais ampla, que os brasileiros conheçam um pouco mais do que há de melhor no turismo do seu país. “Essa iniciativa do Ministério do Turismo foi extremamente assertiva. Cada estado do país tem suas riquezas naturais, seu patrimônio, sua história e cultura e que merecem ser divulgadas e conhecidas fortemente”.
No Maranhão, a secretária de Turismo do estado, Socorro Araújo, destacou a União em prol do projeto. “A Agência de Notícias alimentada pelo que acontece nos estados é uma prova da união de todos para o crescimento e visibilidade das belezas naturais, patrimônios e cultura do nosso país. E o Maranhão, com certeza, tem muito a mostrar. Nosso trabalho é incansável e este será mais um canal para divulgar nossas ações estratégicas. Estamos gratos pela oportunidade”, afirmou.
Curadoria de conteúdo sobre o turismo
A Agência de Notícias do Turismo ocupa uma coluna ao lado direito do Portal do MTur, logo abaixo do carrossel de notícias principais do site. A Assessoria de Comunicação do Ministério atuará como curadora do conteúdo, tendo prerrogativa para analisar, aprovar, ajustar ou recusar conteúdos que estejam em desacordo com as premissas legais e éticas que norteiam a administração pública, obedecendo aos parâmetros já estabelecidos pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República e órgãos de controle.
“Por meio da Agência de Notícias do Turismo, transformamos o Portal do MTUR em um HUB de informações institucionais. Por outro lado, as secretarias incrementarão seus sites com notícias nacionais que contenham dados e informações relevantes do setor,” explicou o chefe da Assessoria de Comunicação Social do MTur, Adão Paulo Oliveira.
Ainda de acordo com Oliveira, a Agência converge para as ações de comunicação que a Secretaria de Comunicação da Presidência da República preparou para o fim de ano, com foco na União e na Reconciliação nacionais, com vistas a reconstruir pontes e canais de diálogo com todos os públicos, ideologias e regiões do país, especialmente neste momento de celebrações.
Segundo a Assessoria, para participar da Agência de Notícias do Turismo, secretarias estaduais e municipais deverão enviar as notícias locais para o e-mail agenciadenoticias@turismo.gov.
Confira aqui as diretrizes que orientam a seleção, edição e inserção das matérias elaboradas e enviadas pelas secretarias ao Ministério do Turismo.
EDIÇÃO DO DT.