O Grand Amazon Expedition é do Grupo Iberostar, empresa fundada por Lorenzo Fluxa, na cidade de Palma, na Espanha, onde fica a sede da organização.
por REDAÇÃO DO DIÁRIO
No transcorrer da WTM Latin America, de 15 a 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo, o DIÁRIO DO TURISMO conversou com Helena Costa, Gerente de Vendas Brasil| Iberostar Hotel & Resorts. Com larga experiência em turismo e hotelaria, a executiva falou das novidades e, em especial, da nova marca do Iberostar – Grand Amazon Expedition.
Veja também as mais lidas do DT
Helena conta que o Grand Amazon Expedition foi o primeiro empreendimento do Grupo Iberostar no Brasil e após uma parada para manutenção e melhorias, o navio retornou com nova marca.
“Nós fechamos, no ano passado, durante quatro meses. Trata-se de uma obrigatoriedade da categoria dos portos e a gente aproveita para fazer melhorias em manutenção. Foi nesse contexto que veio a nova marca, Grand Amazon Expedition. Hoje, um dos nossos objetivos é a reposição da marca. É uma resposta estratégica à mudança do mercado de cruzeiros, à demanda do turismo de experiência e de imersão”, afirma Helena ao DT
O Grand Amazon Expedition, segundo explica Helena Costa, enquadra-se na linha Grand. “Na realidade, a Linha Grand, fora do Brasil, seria para pessoas a partir de 18 anos. Ou seja: somente para adultos. No entanto, abrimos uma exceção no Brasil e aceitamos crianças a partir de oito anos”. Ao ser indagada sobre o comportamento das vendas, sem mencionar números, ela afirmou que estão positivas.
Sazonalidade e Floresta Amazônica
Sobre a sazonalidade, no período de seca e cheia na região amazônica, Helena considera que são momentos diferentes. “No final do ano, chove muito nos meses de dezembro e janeiro. É aquela chuva de Manaus, quando o rio começa a subir. Então, é outro tipo de viagem – viaja-se na copa das árvores. E no segundo semestre, o rio começa a baixar até chegar aquela seca no final de outubro e novembro. É um outro tipo de viagem, onde se consegue ver as praias do Rio Negro e visualizar melhor os animais. Há momentos diferentes e especiais o ano todo”, explica.
E acrescenta: “Eu costumo dizer que Manaus, seja no primeiro ou no segundo semestre, proporciona um turismo de imersão, de experiência, de aventura com luxo. Isso garante momentos inesquecíveis em uma das maiores maravilhas do mundo – a Floresta Amazônica.
Sobre a origem dos turistas, nacionais ou estrangeiros, Helena considera ‘meio a meio’. Diz que “tem muito brasileiro conhecendo e se interessando por esse destino. Mas também temos turistas americanos, iranianos, japoneses, europeus, entre outras nacionalidades”.
Roteiros
“Há dois roteiros: o do Rio Solimões, que sai todas as tardes de sexta-feira. São três noites de sexta a segunda, quando volta para o porto de Manaus, de onde saiu. No mesmo dia, na tarde de segunda-feira, há outro cruzeiro de quatro noites pelo Rio Negro. Assim, pode ser feita uma combinação perfeita dos dois roteiros, em sete noites”, resume.
Programação
O ‘Expedition’ é oferecido para todas as idades, a partir de 8 anos. “Vendemos bastante para lua de mel, grupos de amigos, para aquele cliente que quer um cruzeiro um pouco menor. Ou simplesmente para aquele que é amante da natureza. Sempre fazemos capacitações e treinamentos, mostrando que esse produto é singular. Trabalhamos com todos os nichos de mercado e, por isso, promovemos de forma intensa o Grand Amazon Expedition no mercado de turismo”, enumera.
Grand Amazon Expedition por Helena Costa
Helena Costa é executiva de turismo especializada com 31 anos de experiência na aérea comercial. Atuando como Gerente de Vendas, desenvolvendo junto à diretoria nacional estratégias de vendas., focando nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Cone Sul.
Ela falou ao DIÁRIO da própria vivência e da primeira vez em que esteve em Manaus. “Fui para o Rio Solimões. Não imaginava a grandiosidade que é a Floresta Amazônica. Nos nossos pacotes, estão todos os passeios incluídos. Tive oportunidade de fazer uma focagem de jacaré, de visitar uma comunidade indígena, observar o boto cor-de-rosa, vivenciar aquele turismo de imersão na vida do ribeirinho; observação das árvores, o despertar da Amazônia. Tudo isso está incluído no Grand Amazon e faz dele uma oportunidade incrível”.
Helena lembra que, na volta desses passeios com lanchas motorizadas, guias qualificados que falam mais de um idioma, encontra no navio uma cabine de 23 metros² super confortáveis, cabines externas com varanda e uma gastronomia impecável.
No fecho da conversa, Helena salienta que “a Rede Iberostar tem a preocupação de mesclar a comida típica do local com o cardápio internacional. Você vai encontrar um exótico ceviche de peixe, uma moqueca de Tucunaré, um assado de costela de Tambaqui. Terá aquele momento na natureza e aquele turismo de aventura com luxo, em um navio confortável. Eu já tive essa experiência tanto no Rio Negro quanto no rio Solimões. E é incrível!”
Sobre o Grupo Iberostar
O Grupo Iberostar é uma multinacional espanhola 100% familiar com mais de 67 anos de história em turismo e negócios desde 1877. Seu principal negócio é a Iberostar Hotels & Resorts, cujo portfólio ultrapassa 100 hotéis de 4 e 5 estrelas em 16 países. O Grupo tornou-se uma referência internacional ao promover um modelo de negócio de turismo mais responsável e focado no cuidado com as pessoas e com o meio ambiente. O movimento Wave of Change reflete o compromisso desta empresa com o meio ambiente e os oceanos, e o esforço para compartilhá-lo com toda a sociedade.
Com a sustentabilidade como motor e alavanca o negócio, a empresa coloca a economia circular no centro de sua estratégia e trabalha em sua própria Agenda 2030 para ser livre de resíduos até 2025, neutra em emissões de carbono até 2030, 100% responsável em sua cadeia de abastecimento de produtos do mar em 2025, e melhorar a saúde dos ecossistemas que circundam seus hotéis, entre outros objetivos.